UA vence concurso de inovação alimentar.

2022-07-07 07:26

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A UA volta a dar cartas no Ecotrophelia.

Handy Rice, um snack à base de arroz e yacon, vence a 6.ª edição do prémio nacional de eco-inovação alimentar (Ecotrophelia) e vai representar Portugal na competição europeia, na SIAL Paris 2022.

É o resultado do trabalho em conjunto de estudantes do Departamento de Comunicação e Arte e do Departamento de Química da Universidade de Aveiro e Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Da equipa fazem parte Patrícia Godinho; Bruna Antunes; Rafaela Vieira; Pedro Fernandes e Cláudia Albino, Sílvia Petronilho e Manuel A. Coimbra.

Projeto de eco-inovação alimentar, desenvolvido por jovens estudantes universitários, que vai representar Portugal na próxima edição do ECOTROPHELIA Europe, que decorrerá no mês de outubro, na feira internacional do setor, a SIAL Paris.

O concurso nacional decorreu no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

Organizada pela PortugalFoods, esta iniciativa, que vai na sexta edição, tem como objetivo distinguir a inovação, o espírito empreendedor e a competitividade do setor alimentar, lançando a estudantes, investigadores, professores e profissionais da indústria o repto de criarem produtos, inovadores e sustentáveis, que respondam às exigências e anseios dos consumidores e tenham capacidade de semear futuro.

Depois da vitória, em 2020, com o preparado fermentado OrangeBee, feito à base de aquafaba (desperdício da indústria alimentar que resulta da água da cozedura de leguminosas e legumes) e de pólen, desenvolvido por duas alunas da Universidade de Aveiro, a UA volta a inscrever o nome na lista de vencedores.

Handy Rice valoriza os subprodutos do yacon, através da utilização das raízes partidas resultantes da sua colheita, sendo o xarope deste produto uma solução eficaz para a sua rentabilização.

O resíduo de polpa produzido durante a sua formulação é também utilizado nos snacks Handy Rice. Na embalagem são utilizados subprodutos do arroz, com a formulação de um filme biodegradável à base de amido.

O prémio tem como ambição promover a inovação e o empreendedorismo no setor agroalimentar europeu.