UA vai estudar fluxos materiais e energéticos no campus em nome da economia circular.

2020-10-16 08:15

Categoria: 

Concelho: 

A UA quer envolver a comunidade académica na melhoria do seu desempenho em termos de sustentabilidade e economia circular

A candidatura ‘Promoção da Sustentabilidade e da Economia Circular na UA’ submetida pela Universidade de Aveiro aos Avisos 2020 do Fundo Ambiental foi aprovada para financiamento.

Coordenado por Vítor Costa, docente do Departamento de Engenharia Mecânica, este projeto da UA está a permitir melhorar a quantificação e caracterização dos fluxos materiais e energéticos (papel, alimentos, eletricidade, gás, água, embalagem, esgotos, resíduos, etc.) associados à sua atividade. Com base nessa informação será possível avaliar os indicadores e índices de desempenho desta academia em termos de sustentabilidade e de economia circular.

Será um contributo importante para o estabelecimento de um processo, que se pretende progressivamente automatizado, de obtenção, armazenamento e tratamento de informação dos fluxos materiais e energéticos para avaliação do impacte da atividade da UA.

“De momento estamos a trabalhar a obtenção da informação, o mais desagregada possível, dos fluxos materiais e energéticos, segundo um processo que será progressivamente automatizado, em estreita colaboração com muitos dos serviços da UA. Este exercício permitirá identificar debilidades e promover as ações necessárias para implementação desse processo e construção de um quadro dinâmico dos indicadores e índices de desempenho da UA”, explica Vítor Costa, acrescentando que o fim último do projeto é, com base em informação de qualidade, motivar e convocar a comunidade para contribuir para um melhor desempenho da UA em termos de sustentabilidade e de economia circular.