UA recebe conferência sobre rádio.

2019-06-29 10:47

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Conferência “rádio con:vida” coincide com aniversário da Fábrica. Evento junta investigadores e protagonistas com diferentes experiências sobre rádio

Pôr em diálogo os investigadores e os protagonistas envolvidos em diferentes experiências sobre rádio é o objetivo da conferência internacional “rádio con:vida”, dias 1, 2 e 3 de julho, na Fábrica de Ciência Viva de Aveiro.

A escolha do local não surge por acaso, dado que o programa deste evento entronca com comemoração do aniversário da Fábrica.

O evento começa com a sessão inaugural “Rádio em Portugal (1924-1989) - O Tempo e as Vontades”, com Rogério Santos, professor aposentado e coordenador da área científica de Ciências da Comunicação da Universidade Católica Portuguesa, onde lecionou entre 2002 e 2016.

A sessão inaugural é moderada por Susana Sardo, professora da UA e investigadora do polo da UA do Instituto de Etnomusicologia- Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md).

O programa da conferência internacional entronca, depois, no programa do aniversário da Fábrica Centro Ciência Viva cuja sessão tem início previsto para as 16h30.

Segue-se a inauguração da exposição “rádio con:vida” paralela à conferência. Trata-se de uma exposição em preparação desde 2017, que aborda a rádio enquanto arquivo e cuja conceção museográfica é de autoria de Gaëlle Pillault, mestranda em Design, e Cláudia Albino, professora da UA e investigadora do Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (ID+).

A organização do programa da exposição e da conferência com o mesmo nome é da responsabilidade de Ana Flávia Miguel e Pedro Aragão, ambos investigadores do INET-md e do projeto SOMA.

A conferência internacional oferece alguns momentos chave abertos à comunidade. A partir das 21h30 do dia 1 de julho, terá lugar a sessão especial “Programas de rádio da nossa vida”, com João Chaves (autor do programa Oceano Pacífico da RFM), João Paulo Diniz (Jornalista e Locutor responsável pela emissão da senha da revolução de abril de 1974, com uma longa carreira na Antena1, na BBC em Londres e na Rádio Alfa em Paris) José Moças (editor e especialista no estudo, recuperação e edição de fontes históricas de música, com uma longa carreira como radialista em Macau). A moderação é de João Carlos Callixto (CEAUL-FLUL/RTP).

Ao longo dos dias 2 e 3 desenrola-se o programa da conferência internacional que prevê três sessões especiais.

Uma às 17h30 de 2 de julho, onde falará Carlos Santos, presidente do Sindicato dos Jornalistas de Cabo Verde, moderada por Jorge Castro Ribeiro e uma segunda, às 21h00 desse mesmo dia, sobre “Sons e Memórias de Aveiro”, com os intervenientes no documentário Aveiro: Histórias da Rádio: Vasco Lagarto, José Pina, Eduardo Matos, Gustavo Neves, Margarida Almeida, Jaime Valente, Lino Vinhal, Paulo Lencastre, Manuel Teles, Gil Miguel, Mário Oliveira e Cacilda Marado.

Nesta última sessão a moderação cabe a Artur Calado (UA/INET-md) e Vítor Marques (UA/INET-md).

Uma terceira sessão especial decorrerá a 3 de junho, às 16h30, com a intervenção de Athos Fernandes (Emissora de Goa/All India Radio) e moderação de Susana Sardo (UA/INET-md).

Trata-se de um evento organizado pelo INET-md – através do projeto SOMA/Sons e Memórias de Aveiro – em colaboração com o ID+, a UNESPAR, a Fábrica Centro de Ciência Viva e a Universidade de Aveiro. Beneficia do apoio da Fábrica Centro de Ciência Viva de Aveiro, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Fundação para Ciência e Tecnologia, da Rede de Museus Oliveira do Bairro, da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, da Radiolândia – Museu do Rádio e da Rádio e Televisão de Portugal.