UA recebe apresentação de projeto na área da economia dos dados e da cloud.

2021-05-25 11:55

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro recebe o Hub Nacional GAIA-X.

Esta quarta, a partir das 11h, no Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro, apresentação de projeto sobre gestão de dados.

O evento contará com a presença do Presidente do Conselho de Administração do GAIA-X, Hubert Tardieu, do Diretor-geral da Direção-Geral de Informática (DIGIT) da Comissão Europeia, Mário Campolargo, do Reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira, do Secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo, e do Presidente do TICE.PT, Manuel Ramalho Eanes.

Os dados são considerados, cada vez mais, um fator crítico para a criação de novos modelos de negócio, impulsionando a criação de ecossistemas de inovação e fomentando a competitividade e prosperidade económica europeia. 

Para impulsionar a posição de liderança da União Europeia na economia dos dados e da cloud, é necessário criar um ecossistema digital aberto, que permita às empresas europeias concorrer a nível global. 

É neste contexto que surge o GAIA-X, um projeto nascido na Europa, para a Europa, que tem como objetivo criar uma infraestrutura de dados e cloud aberta, segura e confiável, hiper escalável e agregadora de várias empresas europeias.

O TICE.PT - Pólo das Tecnologias e Informação, Comunicação e Eletrónica, responsável pela dinamização do Hub Nacional GAIA-X, lança a iniciativa em Aveiro.