UA quer novas parcerias desportivas com clubes.

2018-03-08 14:37

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro (UA) está a desafiar clubes, associações e federações desportivas a apresentarem projetos que envolvam a Academia na promoção da prática desportiva.

Aos clubes com os melhores projetos, a UA promete não só dar apoio financeiro e material como ainda disponibilizar alimentação e alojamento aos respetivos atletas que estudem na UA.

Atrair cada vez mais estudantes atletas, dando-lhes todas as condições para praticarem desporto ao mais alto nível, é uma das grandes metas do apelo da UA às entidades desportivas. Ao mesmo tempo, a Academia quer ajudar a região de Aveiro a tornar-se num berço de estudantes campeões.

À disposição dos projetos desportivos, cujos melhores, depois de selecionados, se consubstanciarão em contratos de desenvolvimento desportivo, os clubes podem ter em conta a disponibilidade das infraestruturas desportivas da UA.

Nestas incluem-se uma pista de tartan, cujo relvado interior está preparado para receber todas as modalidades de atletismo, jogos de futebol e de rugby, um pavilhão polidesportivo equipado com uma sala para a prática de ginástica e de artes marciais, a sala de treino físico, com sauna e salas de squash, e o ginásio. A estes irá acrescentar-se em breve um campo sintético de futebol de 11, que se encontra em construção no Campus do Castro.

Os contratos de desenvolvimento desportivo que a UA quer assinar com as entidades desportivas surgem numa Academia que defende a promoção e a valorização da prática desportiva e que tem criado condições para a compatibilização dessa prática desportiva, tanto competitiva como de lazer, com o percurso curricular dos estudantes. Esses instrumentos incluem já, por exemplo, o Estatuto do Estudante Atleta e o Regulamento das Bolsas de Mérito Desportivo.

“Através da criação de sinergias entre a UA, a sua Associação Académica e os clubes, associações e outras entidades desportivas da região, queremos potenciar a prática desportiva dos estudantes da UA, tanto competitiva como de lazer, a atratividade da UA e da Região para os estudantes atletas que ingressam no ensino superior e a promoção da UA como uma instituição em que a prática desportiva é encarada como um fator de sucesso académico, nomeadamente junto de públicos pré-universitários”, esclarece Gonçalo Paiva Dias.

Assim, aponta o Vice-reitor da UA para a área académica, “pretendemos que as relações a estabelecer sejam proveitosas para todas as partes”. No âmbito dos contratos de desenvolvimento desportivo assinados entre as partes, “a UA poderá apoiar material e financeiramente as entidades desportivas e apoiar os estudantes da UA que representem essas entidades, nomeadamente concedendo condições especiais de acesso a alojamento e alimentação”. Mas, lembra o Vice-reitor, existem outros ganhos de parte a parte, “como a capacidade de atrair mais estudantes-atletas para a região ou a rentabilização dos recursos existentes”.

O projeto de regulamento de Contrato de Desenvolvimento Desportivo, que regulamenta toda a iniciativa, está atualmente em processo de consulta pública. Independentemente desse processo, diz Gonçalo Paiva Dias, “a UA convida desde já as entidades desportivas da região a manifestarem o seu interesse na apresentação de projetos”.

No final da consulta pública, será publicado um edital e organizado um concurso para a seleção dos melhores projetos que serão depois concretizados através de contratos de desenvolvimento desportivo. Os projetos poderão ser apresentados por uma única entidade ou por várias entidades constituídas em parceria.

 

Texto: UA