UA promove debate sobre futuro da economia azul.

2023-04-12 09:29

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro recebe, esta tarde, o seminário “Economia Azul” num debate de ideias sobre o futuro dos ecossistemas e das oportunidades que se abrem no mar.

De acordo com a OCDE, a Economia Azul contempla todas as atividades económicas relacionadas com o oceano, mares, e zonas costeiras, em conjunto com os bens e serviços providenciados por esses ecossistemas marinhos.

Nos últimos anos o conceito evoluiu para a “Economia Azul sustentável e circular” em nome de um “desenvolvimento mais sustentável num contexto de adaptação e mitigação às alterações climáticas”.

O futuro dos portos e a aposta em atividades cada vez “mais verdes” prometem marcar o debate desta tarde na sala de atos académicos.

O exemplo é dado pelo uso nas artes da pesca de materiais biodegradáveis ou recicláveis e mais sustentáveis, também ao nível da reciclagem de navios e das suas peças ou ainda a reformulação e readaptação para novos multiusos de plataformas offshore inativadas.

A aposta é recuperar biodiversidade perdida e assegurar a paisagem costeira, beneficiando as atividades de um novo turismo sustentável e inclusivo.

“Neste evento pretende-se explorar as potencialidades e os melhores exemplos da Economia Azul para o desenvolvimento sustentável da Região de Aveiro, ressalvando o papel central dos atores académicos, políticos e empresariais neste caminho”.

O evento contará, na abertura, com a presença, entre outros, do Vice-reitor para Investigação, Inovação e Formação de 3º Ciclo e Acreditação dos Ciclos de Estudos da Universidade de Aveiro, do Presidente da delegação Regional do Norte da Ordem dos Economistas e do Vice-presidente da SEDES - Associação para o Desenvolvimento Económico e Social.

Os trabalhos decorrem a partir das 14h na Sala de Atos da Reitoria da Universidade de Aveiro.

Pelo auditório vão passar Alberto Souto (Presidente do Conselho Coordenador da SEDES-Aveiro), Helena Vieira (UA/CESAM), Ricardo Calado (ECOMARE/CESAM/DBIO), Ricardo Morgado (CEO WAM Horizon), Sérgio Faias (Presidente do Conselho de Administração da DOCAPESCA), Ribau Esteves (Presidente da Câmara Municipal de Aveiro), Ana Lilleb0 (Vice-Reitora da Universidade de Aveiro), Fernando Paiva de Castro (Presidente AIDA-CCI) e Raquel Gaião Silva (Direção BBA e Associate Faber).