UA obtém certificação dos seus procedimentos à prova de Covid-19.

2020-10-02 17:22

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro (UA) viu reconhecido o seu esforço de implementação de diretrizes internacionais e regulamentos nacionais para mitigar os riscos do Covid-19. “Esta certificação tem particular importância para a Universidade de Aveiro, porque atesta o nosso compromisso com a segurança dos nossos estudantes, dos nossos trabalhadores e de quem nos visita.”, considera o Reitor Paulo Jorge Ferreira.

O selo “In partnership with SGS” COVID SAFE CAMPI surge na sequência da parceria entre a UA e multinacional SGS (líder mundial em inspeção, verificação, teste e certificação) e atesta os procedimentos adotados em termos de protocolos de distanciamento físico, limpeza e desinfeção, stock de produtos, funcionamento da organização e controlo dos espaços de trabalho que se revelaram eficazes na redução do risco de contaminação pelo novo coronavírus.

Considerando esta certificação particularmente importante para a UA, o Reitor sublinha a relevância do selo ser atribuído por uma entidade externa com trabalho reconhecido internacionalmente. “A Universidade tem seguido todas as recomendações das autoridades de saúde, tendo presente o risco inerente à propagação da COVID-19 e a segurança e bem-estar da sua comunidade. Mas não nos bastou ter procedimentos que respeitam as normas e as melhores práticas. Achámos importante que uma entidade externa os pudesse avaliar e certificar. Foi uma oportunidade para verificar eventuais lacunas e melhorar os procedimentos e as práticas.” Paulo Jorge Ferreira está certo que esta parceria trará ainda mais tranquilidade à comunidade: “Este selo valoriza a Universidade, atesta o nosso compromisso com a segurança dos nossos estudantes, dos nossos trabalhadores e de quem nos visita e contribuirá certamente para aumentar a tranquilidade da comunidade.”

O processo, que decorre ao longo de seis meses, com várias fases e vertentes de verificação, terminando em janeiro de 2021, prevê um vasto e profundo programa de testes e verificações. São analisados e verificados todos os procedimentos estabelecidos pelo Plano de Prevenção e Atuação face à Covid-19 da UA e realizadas inspeções locais que contemplam ensaios de carga biológica e marcação fluorescente. Estes ensaios de carga biológica e marcação fluorescente, são efetuados nas superfícies de toque frequente e selecionados pelo corpo técnico da SGS, consoante a tipologia dos edifícios e sua representatividade. Durante o tempo de vigência da parceria serão visitados os locais definidos previamente pela SGS, por amostragem baseada no tipo de espaços existentes pretendendo assim colher amostras sólidas e significativas das boas práticas implementadas.