UA integra consórcio europeu que vai estudar a restauração dos ecossistemas marinhos.

2022-08-30 10:52

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro integra o consórcio europeu que vai estudar a restauração dos ecossistemas marinhos e costeiros na bacia do Ártico e Atlântico.

Garantiu financiamento no valor de 8,5 milhões de euros.

A UA, com 10 entidades nacionais e 18 parceiros europeus, compõem o consórcio que vai investir 8,5 milhões de euros num projeto de inovação para a restauração dos ecossistemas marinhos e costeiros e aumento da resiliência climática na bacia do Ártico e do Atlântico.

Liderado pela Universidade de Aveiro em articulação com a Administração do Porto de Aveiro (APA), o consórcio é constituído por 30 parceiros, dos quais 12 entidades portuguesas

O A-AAgora prevê a implementação de três Laboratórios Vivos, em Portugal, na Irlanda e Noruega.

No âmbito da Missão Oceano do programa Horizonte Europa da Comissão Europeia, o projeto A-AAgora - Atlantic and Artic basin lighthouse – restoration of marine and coastal ecosystems and increased climate resilience visa definir e implementar um plano para a Ágora Atlântico-Ártica que incorpore as Soluções Baseadas na Natureza desenvolvidas através de demonstração e uma estrutura de gestão validada.

O projeto tem como principal objetivo implementar três demonstradores do modelo, verdadeiros Laboratórios Vivos, em Portugal, Irlanda e Noruega.

O projeto preconiza a ampliação dos resultados e boas práticas dos três demonstradores, a partir dos quais serão promovidas sinergias de intercâmbio entre investigadores, decisores políticos e a indústria.

O consórcio é constituído por 30 parceiros, entre as quais 12 entidades portuguesas, destacando-se a consultora de inovação INOVA+, a líder Universidade de Aveiro, a Universidade Nova de Lisboa, o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro) ou a Administração do Porto de Aveiro (APA).

De acordo com Hugo Faria, Research&Innovation Team Leader da INOVA+, “o A-AAgora procura explorar ao máximo as sinergias entre as Missões da Comissão Europeia, tendo por foco a restauração do ecossistema marinho e comunidades costeiras particularmente vulneráveis aos riscos de aumento do nível do mar.