UA: Exposição 'Entre Linhas' cruza conceitos matemáticos e patchwork.

2020-01-15 16:03

Categoria: 

Concelho: 

Uma professora do Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro (UA) é, há largos anos, autora de trabalhos patchwork que podem ser apreciados pela beleza cromática e estética, mas que introduzem também conceitos e aplicações matemáticos. A autora, Andreia Hall, é também membro da equipa do Circo Matemático que tem realizado espetáculos para o público escolar. Um conjunto de painéis da autora está patente numa exposição até 5 de fevereiro, na Sala Hélène Beauvoir da Biblioteca da UA. A entrada é livre.

"Uma vida entre linhas, que se afastam, que se juntam, que se emaranham, que traçam caminhos, alguns dos quais insistem em se cruzar", descreve a autora, Andreia Hall. "Esta exposição é o resultado de um desses cruzamentos, o da matemática com o do patchwork", carateriza. "Vivemos numa época em que o conhecimento científico-tecnológico tem vindo a ser valorizado e desenvolvido a um ritmo alucinante. Convictos de que a ciência e a tecnologia são capazes de resolver os problemas da humanidade e do planeta, tendemos a desprezar outras dimensões, como a ética e a estética, fundamentais para o bem-estar social (individual e coletivo)".

Neste sentido, a autora entende que esta exposição reflete a importância que a dimensão artística tem para si: "Tomando partido da matemática e da tecnologia entrelacei minuciosamente formas e cores com tecidos e linhas. O objetivo é juntar dimensões humanas diferentes e proporcionar leituras nas entrelinhas das muitas linhas que compõem a exposição".

Andreia Oliveira Hall é professora no Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro. Ao longo dos últimos anos tem colaborado na formação inicial e contínua de professores do ensino básico e secundário. Paralelamente, tem realizado diversas atividades de divulgação matemática, como por exemplo o projeto Circo Matemático, que consiste na realização de espetáculos de magia matemática em escolas, e o projeto “Histórias com sabor a matemática”. Este, consiste em sessões onde se conta uma história e se envolve as crianças em atividades matemáticas; este projeto inclui a publicação do livro “Aventuras matemáticas de Pinóquio - O bosque das figuras planas”, com textos de Andreia Hall e ilustrações de Ângela Luzia, editado pela Âmbar em 2009. Nas suas atividades procura incentivar o gosto pela matemática e estabelecer interligações com outras áreas do saber, em particular com as artes visuais e a música.

A exposição, inaugurada a 13 de janeiro, estará patente ao público na sala Hélène de Beauvoir da Biblioteca da UA, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h00 às 23h00, e ao sábado, das 9h00 às 18h00, até ao dia 5 de fevereiro.