UA desenvolve Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico.

2020-09-28 08:08

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Nove instituições de ensino universitário e politécnico articularam-se para criar as primeiras Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico, num modelo original de colaboração, particularmente relevante no contexto atual de procura de novas formas de ensino para dar resposta à pandemia.

Trata-se de mais uma iniciativa de desenvolvimento pedagógico organizada pelas Universidades do Minho (UMinho) e de Aveiro (UA).

O programa desenvolve-se inteiramente online e disponibiliza 370 vagas para docentes das instituições participantes, que poderão usufruir de formações desenvolvidas por todas as instituições.

O programa arranca esta segunda, dia 28, e prolonga-se até dia 2 de outubro.

Propõe 15 sessões de desenvolvimento pedagógico, focando temas como a utilização de tecnologias interativas em contexto de atividades letivas presenciais e remotas, o papel da inteligência emocional no envolvimento do ensino remoto ou as estratégias de “gamificação” no contexto do ensino superior.

Manuel João Costa, pró-reitor da UMinho para os assuntos estudantis e inovação pedagógica, e Sandra Soares, pró-reitora da UA para a inovação curricular e a internacionalização da formação dos 1º e 2º ciclos, revelaram que este será o primeiro momento em que o trabalho interno feito nas instituições é colocado à disposição de todas elas.

“Vão ser partilhados recursos, colocados docentes em contacto com outros docentes e serão promovidas experiências entre várias instituições no sentido de se melhorar o ensino superior no nosso país”, salientaram os responsáveis das duas instituições.

Para além das Universidade do Minho e Aveiro, participam nesta iniciativa as universidades do Porto, Nova de Lisboa e Trás-os-Montes e Alto Douro e os instituto politécnicos do Porto, Leiria e Setúbal e Instituto Superior Técnico de Lisboa. Instituto Politécnico do Porto, Técnico de Lisboa, Universidade do Porto e Universidade Nova de Lisboa.