UA debate projetos de mobilidade.

2022-06-20 07:10

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro acolhe, hoje, o encontro de entidades interessadas na temática “Integração de serviços de mobilidade em plataformas digitais”.

Há dois projetos em foco neste encontro.

O CISMOB e o PriMaaS debatem soluções de mobilidade de baixo carbono e mobilidade como serviço e as perspetivas relacionadas com mobilidade urbana e melhoria das ligações com as zonas periurbanas e rurais.

O evento decorrerá no Edifício da Reitoria com abertura, às 9h45, a cargo de Jorge Bandeira, da Universidade de Aveiro.

Em destaque as boas práticas de mobilidade e as ligações entre Zonas Urbanas e territórios de baixa densidade.

Segue-se Carla Couceiro, da Câmara de Águeda, com dados sobre um projeto que procura colocar a bicicleta no centro da mobilidade.

Investigadores da Universidade de Aveiro, casos de Aveiro e Coimbra e debate são momentos para o dia dedicado aos transportes.

A mobilidade como serviço e a integração de serviços de mobilidade em plataformas digitais é uma tendência que está progressivamente a ter lugar em várias regiões da Europa.

Sabendo que existem condições básicas ainda por preencher na maioria das regiões do PriMaaS (por exemplo, uma vasta gama de diversos serviços de transporte, infraestruturas, integração de informação, tecnologia e colaboração entre organizações públicas e privadas), o objectivo deste evento é estabelecer pontes e facilitar contactos entre vários agentes da região no que concerne ao desenvolvimento de parcerias e delinear estratégias de como melhorar a mobilidade de forma transversal.