UA: CESAM comemora 20 anos esta quinta-feira. Vários Ministros em Aveiro.

2021-07-14 15:28

Categoria: 

Concelho: 

O Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, Laboratório Associado da Universidade de Aveiro, celebra amanhã, quinta-feira, 20 anos de atividade de investigação, num evento que decorrerá no auditório Renato Araújo da UA.

Após um período interno preparatório e da apresentação da proposta de criação à tutela, a unidade de investigação CESAM, então exclusivamente constituída por membros da Universidade de Aveiro, foi oficialmente criada em 15 de julho de 2001. Em 2004, foi atribuído ao CESAM o estatuto de Laboratório Associado, estatuto esse que, este ano, foi renovado por mais 10 anos.

Em 2018, através da formalização de uma parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), o CESAM deixa de ser constituído exclusivamente por membros da Universidade de Aveiro, criando-se um polo do CESAM na FCUL.

O Laboratório Associado integra perto de 500 investigadores, dos quais cerca de 250 são doutorados.

A equipa de investigadores do CESAM, de cinco departamentos da UA (Ambiente e Ordenamento, Biologia, Física, Geociências, Química) e dos departamentos de Biologia Animal e de Biologia Vegetal da FCUL, apresenta competências em investigação fundamental e aplicada, no campo das ciências naturais e sociais, abrangendo as áreas da atmosfera, biosfera, hidrosfera, litosfera e antroposfera, fazendo investigação “da nascente até ao mar profundo”.

Atualmente, o CESAM participa em 132 projetos nacionais e 50 internacionais, entre os quais os projetos Europeus ERA Chair e uma bolsa ERC, para além de inúmeras colaborações com instituições públicas e empresas, nomeadamente ONG, autarquias e empresas. Em 2020, os membros do CESAM publicaram mais de 600 artigos em revistas científicas constantes da base de dados Web of Science, incluindo na prestigiada Science e em revistas do grupo Nature.

Perante o contexto pandémico, o evento adotará um "modelo híbrido", presencial e online. O evento presencial terá lugar no Auditório Renato Araújo, sendo necessário registo prévio. Também poderá assistir ao evento no canal do CESAM no Youtube.

Durante a sessão estarão presentes Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial (comunicação por vídeo), Maria do Céu Antunes, Ministra da Agricultura, Ricardo Serrão Santos, Ministro do Mar (participação remota), Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Helena Pereira, Presidente da FCT.