UA: CESAM celebrou 20 anos com a presença de vários Ministros em Aveiro.

2021-07-15 18:35

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, Laboratório Associado da Universidade de Aveiro, celebrou hoje 20 anos de atividade de investigação.

Em 2018, através da formalização de uma parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), o CESAM deixa de ser constituído exclusivamente por membros da Universidade de Aveiro, criando-se um polo do CESAM na FCUL.

O Laboratório Associado integra perto de 500 investigadores, dos quais cerca de 250 são doutorados.

Atualmente, o CESAM participa em 132 projetos nacionais e 50 internacionais.

Perante o contexto pandémico, o evento adoptou um modelo híbrido, presencial e online.

O evento presencial decorreu no Auditório Renato Araújo.

Participaram na primeira sessão, Paulo Jorge Ferreira, Reitor da UA, Amadeu Soares, Coordenador Científico do CESAM e Júlio Pedrosa entre vários investigadores que falaram da sua experiência (Coordenador Científico honorário, investigadores e representantes dos bolseiros).

Num segundo momento falou-se de ‘Economia e Sustentabilidade’, com a participação da Ministra da Coesão Territorial, a Ministra da Agricultura, o Ministro do Mar e representantes da Administração do Porto de Aveiro e da Fundação Oceano Azul.

Num terceiro ‘diálogo’, sobre ‘Política Científica’ participaram o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Presidente da FCT e representantes da Reitoria e do CESAM. Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, fez o ‘elogio’ ao CESAM. (com áudio)

 

(em actualização)