UA assinala Dia Mundial da Saúde com debate sobre combate à pandemia.

2021-04-06 15:23

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro (UA) assinala o Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, com um debate online, intitulado “Diálogos sobre Saúde Global: Ações para Enfrentar a Pandemia de Covid-19”, das 16h00 às 17h00, via Zoom. O debate é uma iniciativa do Departamento de Ciências Médicas da UA, do laboratório associado CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro e do Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos da Fundação Osvaldo Cruz, com o apoio do American Corner da UA.

No debate participam Elsa Dias, técnica superior de Diagnóstico e Terapêutica no Centro Hospitalar Baixo Vouga e colaboradora do CICECO, e Luciana Cristina Mirotti, investigadora no Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos da Fundação Osvaldo Cruz. A intervenção de Elsa Dias incide sobre a dádiva de sangue no contexto da pandemia Covid-19 que exigiu novos desafios para toda a sociedade, enquanto a investigadora da Fiocruz falará acerca do desenvolvimento de novos protótipos de vacinas, dado que é autora de uma proposta de uma vacina via nasal contra o vírus causador da Covid-19.

Elsa Maria Carvalheiro Dias é doutorada em Biologia, especialização em Biologia Celular e Mestre em Química e Qualidade dos Alimentos pela UA. Licenciada em Análises Clínicas e Saúde Pública e com o título de especialista na mesma área pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Coimbra (ESTESC). Possui uma pós-graduação em Administração e Gestão em Unidades de Saúde pela Escola Superior de Saúde Jean Piaget. É Professora Assistente Convidada na ESTESC no Departamento de Ciências Biomédicas Laboratoriais, desde 2013, e Técnica Superior de Diagnóstico e Terapêutica no Serviço de Imunohemoterapia do Centro Hospitalar Baixo Vouga, desde 1999. É membro colaborador do CICECO da UA. É autora e coautora de várias publicações científicas nacionais e internacionais, comunicações orais e apresentações em forma de painel. É autora da patente nacional: "Processo de deteção de H. pylori através da utilização de amidas alifáticas" (Patente PT/2006/103630).

Luciana Cristina Mirotti é licenciada em Medicina Veterinária e Zootecnia pela Universidade de São Paulo (2002), mestrado em Patologia pela mesma universidade (2005) e PhD em Biosciences pela University of Nottingham, Inglaterra (2010). Concluiu pós-doutoramento no Departamento de Imunologia, ICB-IV, Universidade de São Paulo (2010-2014). Luciana Cristina Mirotti é, atualmente, investigadora do Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB), Fiocruz, Rio de Janeiro, sendo as suas áreas preferenciais: ciência de animais de laboratório, imunologia, comportamento e bem-estar animal.

O evento decorre também no âmbito das atividades da Plataforma Internacional para Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (PICTIS), criada por protocolo recente entre a UA e o Instituto Osvaldo Cruz, estrutura da esfera da Fundação com a o mesmo nome.