UA assina acordo de doação de peças cerâmicas arqueológicas da ria de Aveiro.

2022-05-25 07:39

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro assina, hoje, o protocolo de doação de peças cerâmicas arqueológicas provenientes de meio subaquático da Laguna de Aveiro.

Dia para a inauguração da exposição “A arqueologia subaquática da Laguna de Aveiro” com abertura marcada para esta quarta, às 15h30, no Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica da Universidade de Aveiro.

Detentora de vários fundos e coleções provenientes de particulares ou coletividades, a UA tem criou um Museu assente em peças confiadas à guarda da academia.

Em 2021 foi efetuada a proposta de doação de um conjunto de peças de cerâmica com origem nos achados dos sítios arqueológicos da Ria de Aveiro A e B.

Este espólio cerâmico, presente na exposição, apresenta-se num excelente estado de conservação e é composto por elementos de cerâmica comum, tais como fogareiro, pratos, taças, púcaros, uma bilha, um testo e uma forma de açúcar.

Estas peças, com atribuição da cronologia a meados do século XV, como local de fabrico a região de Aveiro e Ovar, são provenientes da embarcação que naufragou na Ria de Aveiro A devido a um incêndio, tendo em conta a coloração de algumas peças.

O Reitor Paulo Jorge Ferreira marca presença na abertura.

Segue-se uma intervenção sobre a história da doação do conjunto de cerâmicas da ria de Aveiro com intervenção de Rui Silva, Diretor do Departamento de Engenharia Cerâmica e Materiais, e João Luís Ribau Vilarinho.

Paulo Morgado vai falar sobre “A arqueologia subaquática da Laguna de Aveiro”.

E, no final da sessão, assinatura do Protocolo e visita à exposição.