Turismo do Centro diz que Aveiro fez “extraordinário trabalho” na corrida a Capital Europeia da Cultura.

2022-12-09 07:47

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Turismo Centro de Portugal, pelo seu presidente, Pedro Machado, felicita publicamente o Município de Aveiro pelo que considera o “extraordinário trabalho” realizado na candidatura desta cidade a Capital Europeia da Cultura em 2027.Sucedem-se as reações à decisão do Júri que escolheu Évora.

“#vamosjuntos foi o mote da candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura em 2027. E é esse espírito agregador e coletivo, de concertação de vontades, que gostaria de destacar. A decisão anunciada hoje favoreceu a candidatura de Évora, que está de parabéns: tenho a certeza de que irá ser uma magnífica Capital Europeia da Cultura. Mas as restantes 12 candidatas, em especial as outras três finalistas, lote que inclui a cidade de Aveiro, merecem todos os elogios pelo trabalho realizado que, sem dúvida, irá ser devidamente aproveitado nos próximos anos", sublinha Pedro Machado.

"Congratulo o presidente da Câmara de Aveiro, José Ribau Esteves, e toda a sua equipa, assim como todos os parceiros envolvidos, pelo trabalho notável que desenvolveram. Souberam ler e interpretar o território, alinhá-lo com os objetivos da candidatura e, sobretudo, com os desafios deste projeto europeu. Estou certo de que Aveiro, com o apoio do Centro de Portugal, irá concretizar muitos dos projetos apresentados na candidatura - em especial durante o ano em que for Capital Portuguesa da Cultura, como foi anunciado hoje pelo Ministro da Cultura - e que presenteará os aveirenses e os visitantes com iniciativas inesquecíveis. Com esta candidatura, foi dado um passo muito importante para a consolidação de Aveiro como uma cidade intrinsecamente cultural e tecnológica. São projetos como estes que ajudam a estruturar os destinos e que contribuem para o seu desenvolvimento, integrado, coeso e visionário", acrescenta Pedro Machado.

A Câmara Municipal de Aveiro foi a líder deste processo, tendo como entidades copromotoras a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, a Universidade de Aveiro, a Associação Industrial do Distrito de Aveiro – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro e um vasto conjunto de entidades públicas e privadas.

Estiveram também envolvidas centenas de pessoas, instituições culturais, artistas, decisores políticos, a comunidade académica e o meio empresarial.