Turismo Centro de Portugal foi conhecer o “epicentro” do céu noturno das Aldeias do Xisto.

2023-05-03 17:00

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Uma equipa da Turismo Centro de Portugal (TCP), que incluiu o presidente Pedro Machado, foi convidada a experienciar, no território de Pampilhosa da Serra, o grande potencial turístico do produto “Darksky Aldeias do Xisto”.

O céu escuro das Aldeias do Xisto é único, uma vez que reúne condições de excelência para ser observado. Por esse motivo, a Fundação Starlight distinguiu as Aldeias do Xisto com a certificação "Starlight Tourism Destination", atribuída aos territórios que permitem a observação do céu noturno em excelentes condições de visibilidade.

Estas condições únicas estão na base do projeto “Darksky Aldeias do Xisto”, que pretende atrair ao território visitantes interessados nesta experiência inesquecível.

A visita da TCP foi conduzida por Rui Simão, vereador da Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra, e acompanhada também por Bruno Ramos e Paulo Fernandes, coordenador e presidente da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto.

A observação foi realizada junto à Barragem de Santa Luzia, no concelho da Pampilhosa da Serra, um dos locais preferenciais para observar o céu sem poluição luminosa. A viagem pelo céu noturno foi orientada pelo astrónomo José Augusto Matos, que mostrou a superfície da Lua através de um telescópio e guiou a equipa na descoberta das estrelas visíveis a olho nu no céu noturno.

Meia equipa acedeu ao local da observação numa travessia noturna da albufeira em canoa, juntando-se aos restantes, que aí acederam após caminhada pelo percurso pedestre de Santa Luzia, uma atividade acompanhada pela empresa Epic Land, que se encontra disponível para todos os interessados através da plataforma bookinxisto.com.

“O Darksky Aldeias do Xisto é um produto absolutamente diferenciador na região Centro de Portugal, mas é mais do que isso. Sabendo nós que o conhecimento vem da admiração e do espanto, nesta observação foi possível espantarmo-nos com o que nos foi mostrado e contado”, sublinhou Pedro Machado após a experiência.

"É uma proposta de valor, que comprova a tese de que os territórios de baixa densidade, do interior, são um contributo decisivo para a diversificação da atividade turística na região”, acrescentou.

Para Rui Simão, “este é um produto singular, que aproveita as condições únicas do território para a observação dos astros e que fazem do território de Pampilhosa da Serra, no epicentro das Aldeias do Xisto, um autêntico observatório natural. Aqui as estrelas brilham mais perto nós!”.

“Estamos focados em melhorar esta experiência turística numa lógica integrada, juntando à observação astronómica a imersão na natureza e na cultura local, onde a gastronomia serrana assume lugar de destaque. Queremos juntar aos prazeres do corpo as inquietações da alma e despertar as consciências para a necessidade de defender e projetar este ativo único do Centro de Portugal”, diz também Rui Simão.

A equipa da TCP jantou no restaurante As Beiras, no Casal da Lapa, e ficou instalada nas Casas do Rio, em Cavaleiros de Baixo, Fajão, Pampilhosa da Serra.