Turismo Centro de Portugal apresentou na BTL mapa conjunto com Extremadura espanhola.

2017-03-16 17:02

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Centro de Portugal e a Extremadura espanhola são “regiões irmãs” e têm tudo a ganhar se elaborarem estratégias comuns na área do turismo. Este foi o mote que levou à criação do primeiro mapa transfronteiriço entre as duas regiões, apresentado hoje na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa por Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, e Francisco Simón, diretor-geral do Turismo da Extremadura.

O mapa apresenta as duas regiões como sendo uma só e promove as principais atrações disponíveis para os visitantes, potenciando o turismo e as economias locais. “Este é um exemplo que a Região Centro e a Extremadura estão a dar. A linha de fronteira, que durante muitos anos foi um constrangimento e uma dificuldade, hoje é uma vantagem”, considerou Pedro Machado na apresentação. O potencial é grande, uma vez que juntas, as duas regiões somam quase 3,5 milhões de habitantes: 2,4 milhões no Centro de Portugal, 1 milhão na Extremadura. E juntas podem mais facilmente captar os muitos milhões de visitantes que todos os anos escolhem visitar a Península Ibérica.

“Os produtos turísticos do Centro de Portugal podem ser potenciados com esta parceria. O património cultural, material e imaterial que este mapa representa, o turismo de natureza, a gastronomia, todos os produtos ganham com uma abordagem integrada. Os territórios vizinhos juntos chegam mais longe. Assim podemos ser mais competitivos e chegar mais longe”, acrescentou.

Francisco Simón frisou o facto de este mapa ser “um ícone de uma estratégia”. “É um projeto de aliança e cooperação, um exemplo de trabalho comum entre duas regiões”, enalteceu, para recordar que “há mais de 10 sítios patrimónios mundial neste território entre as duas regiões”. “São regiões que se complementam. Juntos vamos conseguir!”, concluiu.