Tulha assinala 30 anos de marchas.

2018-06-29 06:21

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Grupo de Jovens “A Tulha” destaca a realização da sua 30ª Marcha de São João consecutiva. Fala em “feito inédito” no Município em 47 anos de vida da Associação.

Em 1989 surge a decisão de recuperar a tradição das Marchas Populares e em 1992 a Câmara Municipal decide apoiar o reaparecimento das respetivas Marchas promovendo o aparecimento de Marchas de outros lugares e promovendo a sua apresentação a nível municipal.

Esta tradição foi, pelo Grupo de Jovens A Tulha, mantida até aos dias de hoje, sem qualquer interrupção e a marcha deste ano quis assumir o reconhecimento pelo trajeto.

“Escolhemos a história de amor entre o Soldadinho de chumbo e a bailarina por ser das histórias mais emblemáticas sobre brinquedos… Brinquedos antigos de Assim a nossa Marcha de 2018 apresenta-nos alguns elementos que nos transportam para aquele mundo das brincadeiras e do conto de fadas do soldadinho de chumbo seja através das Roupas dos Marchantes, dos brinquedos gigantes nos Arcos ou da letra da própria Marcha”.

Além dos desfiles três habituais (Gafanha da Nazaré, Costa Nova e Ílhavo), a Marcha da Tulha apresentou-se ainda no seu Lugar, Gafanha de Aquém, sendo que no último domingo, solidariamente, visitou o Lar de S.José onde desfilou e conviveu com os utentes daquela instituição.

Rafael Vaz, presidente da associação, afirma que esta marca dos 30 anos é um sonho. “São 30 marchas, seguidas, com 30 temas diferentes, trajes, arcos, músicas, letras e coreografias. Com este palmarés faremos parte, para sempre, da história do São João no nosso Município. Somos uma associação de jovens, que com o envolvimento da comunidade, consegue alcançar feitos deste tipo”.