Transdev alcança acordo para acordo coletivo de Trabalho.

2022-07-20 16:27

Categoria: 

Concelho: 

A Transdev, um dos principais operadores de transportes do país e o que mais peso tem na região de Aveiro, anuncia acordo coletivo de trabalho com melhoria de condições para os trabalhadores.

Transdev, Fectrans, Sindicato Nacional dos Motoristas e Outros Trabalhadores e Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes de Portugal concluíram com sucesso as negociações iniciadas em outubro de 2021, tendo em vista a assinatura de um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que abrange todas as empresas do Grupo Transdev em Portugal.

O ACT entra em vigor a 1 de agosto de 2022.

Esse acordo, singular no sector rodoviário de passageiros no país, abrange um total de 12 empresas e cerca de 1.800 trabalhadores.O acordo prevê melhorias salariais num momento em que os custos energéticos e a transição para uma mobilidade com menos impacto carbónico na atmosfera colocam o sector do transporte público no centro das prioridades da sociedade e das autoridades.

O acordo é ainda inovador no que diz respeito à substituição de certos conceitos de regulação, com mais de 30 anos, e que careciam de atualização à corrente realidade das operações e das condições de trabalho.

Os trabalhadores da Transdev ganham também, com este acordo, novos benefícios sociais, dos quais se destaca a atribuição de um seguro de saúde.

Foi ainda acordado que as partes trabalharão em conjunto, a partir de setembro próximo, num novo regulamento de carreiras profissionais.

Sérgio Azinheiro Soares, CEO da Transdev em Portugal e Espanha, considera que o acordo alcançado entre a empresa e os sindicatos “significa uma ambição, pelas partes em diálogo, de chegar a entendimentos em matérias relevantes para a qualidade de vida dos nossos trabalhadores, num momento de transformação, investimento e inovação no sector da mobilidade, onde a resposta à exigência pelas populações de mais e melhor transporte público implica a participação empenhada de empresas e dos seus trabalhadores.”

Afirma ainda que “o diálogo e, com ele, a construção de caminhos para o futuro entre os parceiros sociais, é um fator essencial de competitividade para o país e para a melhoria das condições de vida dos trabalhadores.”