Tinto da Bairrada eleito melhor de 2020 pela revista Vinho Grandes Escolhas.

2021-03-05 10:45

Categoria: 

Concelho: 

A revista Vinho Grandes Escolhas distinguiu um vinho da Bairrada como melhor do ano 2020.

O‘Quinta das Bágeiras Pai Abel tinto 2015’, um DO Bairrada produzido por Mário Sérgio Alves Nuno (na foto), foi eleito o ‘Melhor Tinto do Ano 2020’.

Dos vinhos provados em 2020, a equipa de provadores da revista Vinho Grandes Escolhas elegeu os melhores entre os melhores, e, pelo segundo ano consecutivo, ainda foi ao detalhe de escolher apenas um em cada uma das quatro categorias, a fim de envergarem o título de melhor vinho espumante, branco, tinto e fortificado.

Feitas as contas, integram o ‘TOP 30’ de 2020 três vinhos com o selo de qualidade e de Denominação de Origem e, por conseguinte, a menção DO Bairrada.

Em comum têm o facto de serem tintos produzidos a partir da casta rainha da região, a Baga.

As estrelas do ano foram o ‘Kompassus Private Collection Baga tinto 2013’, da Kompassus Vinhos; o ‘Luís Pato Vinha Barrosa tinto 2017’, do enólogo e produtor Luís Pato; e o ‘Quinta das Bágeiras Pai Abel tinto 2015’, da autoria de Mário Sérgio Alves Nuno, que subiu ao palco para receber a distinção de ‘Melhor Tinto’.

Para a Bairrada e a um bairradino foi atribuído o galardão de ‘Sommelier do Ano’.

Fernando Ruas foi o eleito e premiado como sommelier “honoris causa” pela prestação no palco do restaurante Rei dos Leitões, na Mealhada.

Segundo a Grandes Escolhas, Fernando Ruas “é a prova viva de que, em determinadas áreas, não é absolutamente necessário ter formação académica específica para se ser excelso na profissão.”.