“Time Switch Aveiro” vence prémio “Turismo/Viagens - Melhor Curta-Metragem” em Festival na Alemanha.

2022-12-05 07:55

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O filme “Time Switch Aveiro” venceu o prémio “Turismo/Viagens - Melhor Curta-Metragem” no NATOURALE 2022.

Trata-se do reconhecimento no Festival de Cinema de Natureza e Turismo em Wiesbaden, Alemanha.

O Festival NATOURALE acontece a cada dois anos em Wiesbaden.

Os filmes são exibidos em quatro cinemas do Estado de Hessen, incluindo Wisbeden, tendo como principal local de encontro o conhecido cinema Murnau.

A entrega de prémios tem lugar no majestoso palácio Kurhaus.

Um painel internacional de cineastas premeia os filmes mais impressionantes dos últimos anos nas áreas de natureza, meio ambiente, viagens e turismo.

O objetivo é destacar as melhores produções audiovisuais que contribuem para orientar a humanidade no sentido de um futuro sustentável.

O diretor do Festival, o multi-premiado cineasta alemão Andreas Ewels , afirma a importância do conhecimento.

"As pessoas só protegem o que conhecem e respeitam, por isso as viagens e o espírito de descoberta são muito importantes. Mas a exploração deve ser feita o máximo respeito pela natureza, para que não destruamos tudo descobrindo nosso mundo. Nós só temos um planeta".

O prémio atribuído ao filme “Time Switch Aveiro” é considerado, na TCP, um “grande reconhecimento para a Centro de Portugal Film Commission (CPFC), a Eureka Films, a Turismo Centro de Portugal, a Câmara Municipal de Aveiro e o CITUR – Politécnico de Leiria”.

Francisco Dias, Vice-Presidente da Centro Portugal Film Commission, investigador de Turismo do Politécnico de Leiria e Diretor do Festival de Cinema ART&TUR, fala em orgulho.

“Sinto-me muito orgulhoso por esta grande conquista, pois foi um filme de orçamento zero que produzimos para demonstrar que é possível um novo modelo de turismo, muitos melhor e mais sustentável”.

O filme usa uma abordagem narrativa de Marco Calábria e Bruno Calanca Nishino (Eureka Films) para apresentar uma proposta científica de Francisco Dias - o novo modelo de turismo 3S (Slow - Smart - Small) -, ao mesmo tempo que promove Aveiro como destino turístico, tendo sido produzido pelo ART & TUR - Festival Internacional de Cinema de Turismo que decorreu em Aveiro em 2021.