Termina este domingo a edição de regresso da Expobairrada.

2022-07-09 12:00

Categoria: 

Concelho: 

Termina este domingo a edição de regresso da Expobairrada.

O certame tem recebido milhares de visitantes.

Logo na abertura foram cerca de dez mil visitantes no Espaço Inovação em particular mobilizados pelos concertos.

A edição deste ano encerra este domingo, 10 de julho, com perto de 150 expositores.

Na cerimónia oficial de abertura do certame, Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, entidade promotora do evento, referiu que "damos hoje início a mais um momento de superação", depois de dois anos de interrupção do evento, devido à pandemia da Covid-19. "Na edição deste ano adaptámos a nossa dinâmica à dinâmica do tecido empresarial regional e concelhio e, por esse motivo, temos mais expositores e mais empresas", revelou o autarca bairradino.

Este evento dá a conhecer o que de melhor se faz no "Coração da Bairrada", a nível industrial, comercial e agrícola, assim como também as principais atrações gastronómicas locais, assumindo-se já como uma marca importante do concelho de Oliveira do Bairro.

"Não queremos que a EXPOBAIRRADA seja mais uma feira, mas sim um espaço agregador de novas dinâmicas e emoções, promotor do nosso tecido económico, da nossa gastronomia e, nessa medida, um importante fator de atração turística, catalisador de negócios e da nossa economia", realçou Duarte Novo, acrescentando que "atraímos a este certame cada vez mais empresas de outros concelhos, o que valida a nossa aposta de fazer crescer a EXPOBAIRRADA".

A inauguração da EXPOBAIRRADA 2022 contou também com a presença e participação do Secretário da Administração Local e do Ordenamento do Território, Carlos Miguel, que não deixou de destacar o papel fundamental deste tipo de eventos, enquanto "fatores de atratividade, que mostram o potencial dos vários territórios".

"Com essa amostra de potencial, conseguimos elevar a autoestima e a confiança daqueles que residem ou pensam afixar-se nestes territórios, sejam eles pessoas ou empresas", acrescentou.

Durante o seu discurso, o Secretário da Administração Local e do Ordenamento do Território destacou ainda o investimento que o Município de Oliveira do Bairro tem feito nas suas zonas industriais, referindo a relevância que o tecido empresarial tem para a "dinâmica sociocultural do país".

Segundo Carlos Miguel, Oliveira do Bairro é "um território que, ao contrário da média do país, cresceu profissionalmente", na medida em que "enquanto o país perdeu 4% da sua população, o concelho de Oliveira do Bairro aumentou 0,5% da sua população".