Temperaturas vão subir e a autoridade marítima está preocupada com a presença de banhistas nas praias.

2023-04-14 09:48

Categoria: 

Concelho: 

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê tempo quente no fim de semana e a autoridade marítima alerta para os riscos da exposição às águas da costa atlântica.

Aconselha comportamentos de “segurança” numa eventual ida à praia ou zonas costeiras, evitando exposições desnecessárias ao risco.

As temperaturas vão começar a subir e no início da próxima semana há previsão de máxima de 28 graus para a região de Aveiro.

A Autoridade Marítima lembra que é importante ter em conta que o mar, nesta época do ano “é um mar de inverno e apresenta um risco elevado devido aos efeitos da agitação marítima, apresentando também a sua morfologia alterada pelo efeito da ondulação forte que se verifica normalmente neste período do ano, criando nas praias zonas de fundões, declives acentuados, remoinhos e agueiros que não se encontram sinalizados nesta altura do ano”.

Avisa ainda para a falta de vigilância nas praias.

“Como tal, a resposta a uma situação de socorro poderá ser demorada, pelo que a população deverá ter um comportamento adequado e responsável, não se colocando em situações de risco”.