Temperatura do ar volta a subir mas hoje com aguaceiros e trovoada.

2020-07-21 08:49

Categoria: 

Concelho: 

As temperaturas sobem hoje no Norte e Centro, prevendo-se aguaceiros e trovoada sobretudo no interior. Quase todo o país apresenta risco de incêndio entre elevado a máximo.

Esta terça-feira, haverá condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada, em especial no interior e durante a tarde, podendo ser acompanhados de granizo, prevê o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O vento será em geral fraco, soprando temporariamente moderado na região Sul e por vezes forte no Algarve e junto ao Cabo Raso.

Quanto às temperaturas, é esperada uma subida genérica da mínima, uma pequena subida da máxima no litoral Norte e Centro, e descida na região Sul. As temperaturas máximas devem oscilar entre os 27 graus Celsius (Aveiro) e os 37 graus (Évora e Santarém) e as mínimas entre os 16 (Aveiro, Porto e Viana do Castelo) e os 23 (Castelo Branco).

Quase todo o território de Portugal continental apresenta, esta terça-feira, risco máximo, muito elevado e elevado de incêndio, segundo o Instituto do Mar e da Atmosfera.

De acordo com o IPMA, estão em risco máximo mais de uma centena de 60 municípios do interior Norte e Centro, em especial nos distritos de Bragança, Vila Real, Aveiro, Coimbra, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Leiria, Santarém e Faro. Em risco muito elevado e elevado de incêndio estão quase todos os restantes concelhos de norte a sul do país, à exceção de cerca de 20 municípios do litoral nos distritos de Lisboa, Setúbal, Coimbra, Braga, Porto e Aveiro.

O risco de incêndio, que se manterá elevado nos próximos dias, é determinado pelo IPMA e tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

A situação de alerta em Portugal Continental devido às previsões meteorológicas, que agravam o risco de incêndio rural, foi prolongada até final desta terça-feira.