"A tecnologia complementa, mas não substituiu, o contacto físico com professores e colegas" - Reitor da UA.

2020-06-25 08:01

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Reitor da Universidade de Aveiro sublinha a relevância da interação física nas instituições de ensino superior e diz que mesmo que o próximo ano letivo não comece com total liberdade de movimentos será de um regresso presencial ao ensino.

Em artigo publicado esta semana no JN, Paulo Jorge Ferreira salientou os benefícios da dimensão presencial no campus.

“A interação física com a instituição e na instituição, envolvendo os membros da comunidade académica e toda a sua envolvente humana, é determinante para um relacionamento interpessoal rico e equilibrado e para a formação cívica dos estudantes”.

O Reitor considera que a relevância desta cultura de proximidade justifica o “esforço enorme” que as IES estão a empreender na reorganização das atividades letivas, das atividades extracurriculares e dos seus próprios espaços, para que já neste verão e depois em setembro possam oferecer às suas comunidades todos os benefícios da dimensão presencial, sem comprometer a segurança.

“O próximo semestre poderá ainda ser de proximidade condicionada, mas ficará marcado pelo regresso à normalidade. Para a formação de todos, é bom que assim seja. A tecnologia complementa, mas não substituiu, o contacto físico com professores e colegas, o ambiente dos laboratórios e salas e a interação social”.