Substituição de árvores na Marquês de Pombal está concluída.

2019-07-03 08:16

Categoria: 

Concelho: 

Está concluído o arranjo do espaço verde da Praça Marquês de Pombal, junto ao Tribunal de Aveiro, com a colocação de três novas árvores, a renovação do relvado e a plantação de um canteiro decorativo em todo o seu perímetro.

Poucas semanas depois da retirada das árvores que se encontravam no local e que motivou protestos de quem gostaria de ver os exemplares antigos manter-se, a autarquia conclui a operação em nome da segurança dos transeuntes.

Na intervenção, realizada pelos Serviços Urbanos da CMA, foi instalado um sistema de rega mecânica, por forma garantir a boa gestão, cuidado e imagem da zona verde.

“Tratou-se de uma operação programada, que faz parte do plano de renovação do parque arbóreo da Cidade, reforçando a segurança de pessoas e bens, perante árvores que possam estar em risco de queda. Este era o caso dos exemplares ali presentes, que devido à sua copa alta, estavam em perigo de cair por força do vento”.

Na mesma altura foi necessário proceder à remoção de outras duas árvores em mau estado, no Parque da Cidade (Parque Infante D. Pedro), junto à zona dos escorregas para crianças.

“Uma das mesmas, acabou mesmo por cair antes do abate, felizmente sem danos humanos”, sublinha nota da autarquia.

O plano de renovação prevê intervenções de abate e reposição arbórea, em vários locais ao longo do ano, tendo-se iniciado esse processo em janeiro de 2019, com a plantação de 160 novas árvores no Parque da Cidade, num investimento de 17 mil euros.

De coletivos como a Bioliving e a Aderav surgem sinais de preocupação pela forma como as espécies mais antigas estão a ser sujeitas a operações de abate.