Sporting Clube de Aveiro promove projeto “Aveiro@Navegar”.

2023-05-31 14:43

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Academia de Vela do Sporting Clube de Aveiro lança mais uma edição do projeto “Aveiro@Navegar”.

Atividades nos meses de Junho, Julho e Setembro com um conjunto de eventos integrados na Estação Náutica de Aveiro e que prometem animar a Ria de Aveiro, em estreita colaboração com uma série de parceiros e com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro e Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA).

Assim, no sábado 3 de Junho, pelas 10h30, e para celebrar o “Dia Mundial do Ambiente”, será realizada uma atividade de limpeza costeira em parceria com a Fundação Ecomar.

As primeiras 10 crianças (6 aos 12 anos) que aparecerem no clube vão receber um Diário de Bordo da Fundação Ecomar, um guia para conhecer, desfrutar e respeitar o mar através do desporto e da vida saudável.

O Diário de Bordo é um livro de referência para as crianças e jovens que se começam a interessar pelos desportos náuticos, com um programa para ajudar a aprender mais sobre os nossos mares e oceanos, como cuidar deles e como afetam a saúde do planeta.

Neste mesmo dia arrancam as aulas abertas para crianças, iniciativa que vai decorrer aos sábados de manhã (11h-13h e 11.15h-13.15h) nos 3 meses do projeto.

Esta iniciativa das aulas abertas é uma iniciativa inclusiva, estando aberta a crianças com incapacidades físicas/cognitivas.

Pensando na população jovem e adulta, o clube promove igualmente cursos de iniciação e aperfeiçoamento à vela, que decorrem aos sábados de tarde nos 3 meses do projeto.

O mês de Julho arranca com mais uma edição do “Encontro de Clássicos de Vela e Motor”, que pretende reunir os entusiastas das embarcações clássicas em mais um momento de tertúlia náutica, e que será realizado no dia 1 de Julho.

Destaque também em Julho para a realização das tradicionais férias náuticas “Piratas da Ria”, com atividades de vela e canoagem, destinadas a crianças e jovens entre os 6 e 13 anos, e que são organizadas novamente em inícios de Setembro. A pré-inscrição pode ser feita online ou nas piscinas do clube.

No dia 22 de Julho, de salientar mais uma edição do “Sardinha Sailing & Sunset (3S)”, uma atividade lúdica de vela, aberta a todos os interessados, terminando com um Sun-Set nas instalações do clube.

De referir ainda que o clube vai dinamizar uma série de sessões de vela inclusiva com diversas instituições, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian (projeto “Sailing4All”), que vão decorrer durante a semana e aos sábados, proporcionando assim a todos os interessados aulas abertas de vela adaptada, rumo a uma Ria inclusiva.

Com uma longa tradição no ensino e prática da vela, modalidade que teve o seu início em meados dos anos 50 do século passado, o Sporting Clube de Aveiro tem desde há vários anos uma escola de vela certificada pela Federação Portuguesa de Vela (nível Gold) nas modalidades de vela ligeira e vela adaptada, com um corpo técnico devidamente habilitado para lecionar aulas de vela.