Sociedade Portuguesa de Medicina Interna leva Feira da Saúde à cidade de Aveiro.

2022-06-29 07:28

Categoria: 

Concelho: 

A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna vai realizar nos próximos dias 2 e 3 de julho, no Mercado Manuel Firmino, em Aveiro, a sua Festa da Saúde, um evento anual dirigido a toda a população. Organizada em parceria com a Câmara Municipal de Aveiro, a iniciativa tem como objetivo promover hábitos de vida saudável e de prevenção de doenças crónicas.

Depois de edições anteriores em Lisboa, Porto e Viseu, a SPMI convida a população de Aveiro e de outros pontos do país a participar num programa de atividades de dois dias que vai contar com espaços de rastreio, palestras, show-cooking, atividades, alimentação saudável e animação.

“A Festa da Saúde, através de rastreios e outas atividades desenvolvidas pelos Núcleos da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, debates interativos, ações de formação, atividades desportivas e culinárias, pretende contribuir para uma melhor Literacia em Saúde, prevenção da doença e promoção da saúde e estilos de vida saudável. O objetivo não é só que as pessoas vivam mais, mas que vivam bem, com qualidade de vida”, declara Susana Cavadas, médica internista e responsável pela organização do evento.

O evento no mercado Manuel Firmino aposta na literacia para a saúde.

A Médica Internista Susana Cavadas explica que fundamental é promover estilos de vida saudáveis prevenindo situação de doença.

E em tempo de acesso fácil à informação, a médica esclarece que é importante reduzir os efeitos da desinformação.

“É fundamental pois há muita informação e muita desinformação. Um dos temas que vai ser abordado é Cibercondria, que consiste na pesquisa de forma compulsiva de informação no ‘Doctor Google’ sobre determinados sintomas ou doenças, motivando autodiagnósticos pessimistas que aumentam a ansiedade. Esta informação, nem sempre fidedigna, pode comprometer o tratamento e a adoção de estilos de vida saudáveis. A sensibilização para a falta de literacia é determinante”.

O Laboratório do Envelhecimento estará entre os convidados para falar sobre ‘Promoção de Envelhecimento Saudável’.

“É nosso convidado o Laboratório do Envelhecimento, um projeto que tem como objetivo aumentar o conhecimento sobre o processo de envelhecimento, contando com a parceria de diversas entidades académicas, tecnológicas, da saúde e do setor social”.

O programa inclui visita à Marinha da Troncalhada para conhecer a tradição e técnicas da produção artesanal do sal e prática desportiva.