SITOPAS quer acabar com precários nas escolas.

2023-05-22 08:20

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Sindicato Independente dos Trabalhadores dos Organismos Públicos e Apoio Social (SITOPAS), sedeado em Aveiro, acusa o Ministro da Educação e o Governo de terem um discurso para a opinião pública feito de propaganda e avança para uma Greve Nacional a 9 de Junho.

Alega que os “anúncios de medidas positivas” acabam por não ser sentidos nas escolas “com a mesma ênfase da propaganda”.

A tomada de posição vinca a importância dos trabalhadores não docentes por assegurarem “tarefas de basilar importância na Escola Pública e que se encontram entre os trabalhadores mais mal pagos da Administração Pública, auferindo num grande número de casos, o Salário Mínimo Nacional”.

Os profissionais da educação têm vindo a exigir a “valorização” da carreira, dos salários e a melhoria das condições de trabalho.

“Exige-se, entre outras medidas, que se adeque o número de trabalhadores não docentes à realidade de cada Escola, que se reconheça a especificidade das funções realizadas por estes e que se valorize o salário a este conjunto de trabalhadores”.

Quer a definição de “carácter permanente” para um “posto de trabalho permanente”, a integração de precários para Contrato Individual de Trabalho por Tempo Indeterminado e pede ao Governo que pressione os municípios para “acabar com os contratos precários da maioria dos trabalhadores na rede da escola pública, passar das palavras aos atos, concretizando uma política de recursos humanos para os trabalhadores não docentes que abandone o modelo da precariedade”.

E que só dessaa forma se vai acabar com a passagem pelas escolas como “mera porta de entrada para a Administração Pública”.