Sever do Vouga: Voluntários preparam ação de limpeza no Vouga.

2019-05-07 10:42

Categoria: 

Concelho: 

Sever do Vouga está a preparar, para o dia 11 de maio, uma ação de voluntariado ambiental num troço do rio Vouga.

Preservar a biodiversidade, através da limpeza das suas margens, é o objetivo da “EcoVouga” que também irá criar pontos para a recolha de lixo e eliminar espécies invasoras.

“Não há margens para dúvidas” é o lema da iniciativa que propõe um exercício coletivo de consciencialização ambiental num dos ex-libris de Sever do Vouga, o rio Vouga, que possui um importante papel na dinamização do turismo no concelho.

No terreno, estarão voluntários divididos em grupos. Enquanto uns limpam e criam pontos de recolha em terra, nas margens do Vouga, outros descem o rio em caiaques com o objetivo de retirar o lixo.

A intervenção terá início na albufeira da praia fluvial Quinta do Barco e irá estender-se por cinco quilómetros até a Foz. A ação irá também contar com a participação de mergulhadores dos Bombeiros Voluntários de Sever do Vouga.

Após o almoço (12h30), os voluntários e a comunidade em geral são convidados para uma sessão informativa com o Instituto do Ambiente e Desenvolvimento (Universidade de Aveiro), Faculdade de Ciências da Universidade de Porto e a Quercus, no VougaPark-Centro de Inovação.

Para o presidente da Câmara Municipal, António Coutinho, a iniciativa é meritória.

“Esta ação de voluntariado reveste-se de grande importância para Sever do Vouga, ao reunir um conjunto de mais-valias para o nosso concelho. É de louvar a mobilização da comunidade para a defesa dos nossos recursos endógenos e valorização do património natural”, afirma o autarca, acrescentando que a “EcoVouga” é um contributo ambiental que os severenses oferecem a toda a sociedade, sublinhando o carácter global da ação.