Sessões de esclarecimento sobre limpeza da floresta e mato terminam em Veiros.

2018-03-12 12:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A operação “Floresta Protegida” está a percorrer as freguesias de Estarreja e encerra, esta segunda, em Veiros, ass essões de sensibilização e esclarecimento, que têm o propósito de informar as populações locais sobre a adoção de procedimentos preventivos sobre o uso do fogo, a limpeza e remoção de matos e manutenção das faixas de gestão de combustível.

Para esta segunda-feira, dia 12 de março, às 17h30, está prevista a última das 7 sessões de esclarecimento, que terá lugar na delegação de Veiros da Junta de Freguesia de Beduído e Veiros.

A iniciativa é da Guarda Nacional Republicana - Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial de Ovar -, com o apoio da Câmara Municipal e Juntas de Freguesia, e pretende transmitir à população esclarecimentos acerca da legislação em vigor, assim como dissipar dúvidas que possam surgir junto dos proprietários de terrenos.

Alguma da informação veiculada pelos vários meios de comunicação tem suscitado dúvidas e desconforto junto dos proprietários de terrenos, nomeadamente no que diz respeito à limpeza dos terrenos junto a edifícios.

Como esclarece a coordenadora do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Estarreja, Marisa Machado, nos 50 metros de distância mínima de limpeza à volta das propriedades, “não se incluem jardins ou árvores de fruto”.

O Vereador da Proteção Civil e Florestas da Câmara Municipal de Estarreja, João Alegria, esclarece que “não é necessário eliminar todas as árvores junto às habitações num raio de 50 metros. O que terá de ser tido em conta é a distância entre as copas das mesmas (10 metros para pinheiro bravo e eucalipto, e 4 metros para as restantes espécies)”.

Muitas das vezes, os proprietários deparam-se com a dificuldade em desfazerem-se de sobrantes agrícolas e florestais, pelo que a queima desses mesmos sobrantes poderá ser uma solução.

Contudo, a aplicação da técnica deverá ser sempre acompanhada dos devidos processos preventivos. O proprietário deverá ter à disposição meios para controlar e extinguir o fogo e nunca o poderá fazer em dias ventosos ou durante o período crítico.