Sessão mostra resultados de parcerias de economia circular entre UA e agroindústria.

2021-01-19 15:27

Categoria: 

Concelho: 

O seminário “Waste2Value - Casos de Sucesso de um Grupo Operacional PDR 2020“, para apresentação e discussão dos resultados decorre a 20 de janeiro, pelas 14h00. O projeto tem impacto nas vertentes económica e ambiental. Cria soluções para mitigar o desperdício e subprodutos da agricultura e agroindústria, proporcionando valor económico acrescentado às empresas, ao ampliar a sua área de atuação e intervenção em mercados nacionais e internacionais.

A Associação de Desenvolvimento Dão Lafões e Alto Paiva (ADDLAP) é a entidade líder do projeto que é desenvolvido em consórcio com o Instituto Politécnico de Viseu, a Universidade de Aveiro e em parceria com cinco empresas e uma associação de produtores da zona centro.

O programa do seminário “Waste2Value” terá duas sessões: 1ª - Comunicação de âmbito geral em áreas científicas para o aproveitamento de subprodutos; 2ª - sessão de Comunicações focadas no projeto Waste2Value e nos resultados aplicados às empresas.

O projeto Waste2Value surge numa altura em que é crescente a preocupação com as questões ambientais, com a sustentabilidade e com a economia circular. Investiga soluções que contribuam para resolver o problema do desperdício de alimentos ao longo da cadeia de valor. Promove o aproveitamento e valorização de subprodutos da produção agrícola e da indústria agroalimentar, criando de forma sustentável novos processos e produtos inovadores para utilizar na alimentação animal mais saudável, no tratamento de efluentes animais, na fertilização dos solos e em bioplásticos.

Trata-se de um projeto com impacto nas vertentes económica e ambiental, que cria soluções para mitigar o desperdício e subprodutos da agricultura e agroindústria, proporcionando valor económico acrescentado às empresas, ao ampliar a sua área de atuação e intervenção em mercados nacionais e internacionais. O Waste2Value tem sido reconhecido por algumas entidades e pela comunidade científica, é considerado um case study no âmbito da Bioeconomia pela European Network for Rural Development e recebeu em 2019 o 1º lugar no concurso “Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola”, na categoria de Inovação em Parceria: Grupos Operacionais.