“Sentidos de Mar” faz visitas a locais marcantes da cultura marítima.

2018-11-13 07:22

Categoria: 

Concelho: 

“Sentidos de Mar”, uma nova iniciativa da Câmara Municipal de Ílhavo, incluída na atividade do Museu Marítimo de Ílhavo, contempla visitas orientadas (maioritariamente no exterior do museu) como programa complementar ao Festival Gastronomia de Bordo, com início marcado para esta quarta-feira, 14 de novembro.

Até ao final deste ano e prolongando-se até 2020, a pretexto do mar, das pescas e das comunidades serão promovidos circuitos orientados (pedonais, de bicicleta ou em lancha) que irão experimentar e visitar o património marítimo e iconográfico do Município de Ílhavo, incluindo o religioso.

No dia do arranque do Festival Gastronomia de Bordo, dia 14 de novembro, Sentidos de Mar irá descobrir que a Costa Nova é mais do que os tradicionais Palheiros (18h20).

No dia 15, pelas 17h30, terá lugar um passeio pedestre orientado no Porto de Pesca Costeira, com visita à Lota e possibilidade de assistir a um leilão e contactar com os protagonistas desta saga diária que zelam pela qualidade do peixe. O Porto de Pesca é o palco maior do circuito dos peixes da costa. Entre a pesca e a distribuição, que fazem chegar o peixe a cada casa, há uma série de etapas a cumprir para garantir a qualidade do que se come.

Na sexta-feira, dia 16 de novembro, pelas 18:15 horas, haverá um passeio pedestre orientado no centro urbano de Ílhavo que percorrerá os caminhos da procissão do Senhor Jesus dos Navegantes e levará a descobrir o que de mais genuíno e puro tem esta tradicional e genuína devoção.

O fim de semana reserva espaço para três iniciativas do “Sentidos de Mar”.

No sábado, dia 17 de novembro, e a integrar as comemorações do Dia Nacional do Mar, haverá, pelas 10h00, uma visita gastronómica orientada, com degustação, ao Museu Marítimo de Ílhavo para descobrir e provar os sabores do passado das pescas longínquas nacionais.

Pelas 16h00, será a vez de visitar dois estaleiros de tecnologia e construção naval.

Domingo, dia 18, pelas 10h00, haverá lugar a uma visita à empresa Barants e à degustação do Bacalhau preparado pelas mãos do chef ilhavense Ricardo Marques.

Em 2018 o ciclo de iniciativas encerra com um passeio pedestre orientado no centro urbano de Ílhavo, no dia 25 de novembro (10h00).

Estas ações inserem-se no projeto “Territórios com História: o mar, a pesca e as comunidades - programação cultural em rede dos municípios de Ílhavo, Peniche e Murtosa”, cofinanciado pelo CENTRO2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

As inscrições, sujeitas a confirmação e limitadas, podem ser efetuadas no Museu Marítimo de Ílhavo (234 329 990 ou em visitas.mmi@cm-ilhavo.pt) e incluem guia, seguro e cedência de bicicleta. A idade mínima recomendável é a de 12 anos. As atividades têm a duração estimada de duas horas.