Seniores em palco no festival TeatraLidades.

2018-01-05 07:52

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A apresentação da IV edição do TeatralIDADES está agendada para esta sexta. A Câmara Municipal de Ílhavo apresenta o concurso dirigido a cidadãos com 60 ou mais anos de idade e que aposta na criação de peças teatrais sob a coordenação da encenadora Kelly Varela.

Aposta nas memórias e histórias de vida que são levadas ao palco em trabalho comunitário. Para além de experimentarem todo o processo de criação teatral em convívio, os participantes do projeto tornam-se agentes de Cultura ao apresentarem as peças de teatro à Comunidade, o que acontecerá no mês de abril no Laboratório das Artes do Teatro Vista Alegre.

A apresentação acontece, esta sexta, às 9h30, no Fórum Municipal da Maior Idade. É o arranque da celebração do aniversário do Fórum da Maior Idade.

Fátima Teles, vereadora do pelouro da Maior Idade, explica que se trata de uma estrutura que procura responder aos anseios de uma vida ativa (com áudio).

Bruno Soares, técnico da autarquia, fala de um programa com vários dias para mostrar aos seniores que a oferta é variada. “”Queremos que as pessoas conheçam o espaço. Diariamente passam por lá 80 pessoas, mensalmente são 1600 seniores em atividades culturais e recreativas. Decidimos abrir o espaço à comunidade para que conheçam estas ofertas”.

Cristina Teixeira, da equipa da Maior Idade, explica que há um princípio de vida ativa que está a ganhar cada vez mais adeptos. “Envelhecer não significa estar só ou doente. Significa superação em qualquer fase da vida”.

A celebração do 5º aniversário do Fórum da Maior Idade arranca esta sexta. “Zona Interdita – Só para Maiores de Idade!” é o mote para celebrar o 5.º aniversário do Fórum Municipal da Maior Idade que se assinala a 7 de janeiro.

A Câmara Municipal de Ílhavo preparou um programa comemorativo que tem início esta sexta-feira, dia 5 de janeiro, e se prolonga até ao dia 8. São quatro dias de atividades com a celebração de novas parcerias, workshops, uma “Colher de Café com…” , “Fados com Petiscos”, entre outras ações. Esta noite, às 20h, animação com o Orfeão de Vagos, Sábado há fados com a Associação Chio Pó-Pó; domingo é dia de Biodanza e às 15h45 cantam-se os parabéns ao Fórum Municipal da Maior Idade e na segunda há Danças de Salão e Exercícios de Manutenção.