Seminário no âmbito do ciclo 'Melhor Saúde com Melhor Decisão': Ética na decisão em Saúde - 'Um pro forma ou uma forma de ser?' na UA.

2019-01-23 16:14

Categoria: 

Concelho: 

Ética, central nas decisões ao nível da Saúde, é o tema do seminário de dia 25 de janeiro, a partir das 17h30, no auditório do Museu de Aveiro/Santa Joana, no âmbito do ciclo “Melhor Saúde com Melhor Decisão”. Entre os intervenientes vão estar oito personalidades ligadas à ética, à Medicina e à Saúde.

D. António Moiteiro Ramos, bispo de Aveiro, e Miguel Castelo-Branco, professor e investigador da Universidade de Coimbra, intervêm no início e lançam a discussão. O painel de debate inclui: Jorge Carvalho Arroteia, professor jubilado da Universidade de Aveiro (UA) e vice-presidente do Conselho de Ética e Deontologia da UA, Manuel Lebre, presidente do Conselho Clínico e de Saúde do ACES Baixo Vouga, Miguel Capão Filipe, médico e vereador da Cultura e Saúde da Câmara Municipal de Aveiro, e Rui Nunes, presidente da Associação Portuguesa de Bioética e coordenador do Departamento de Investigação da Cátedra de Bioética da UNESCO. Francisco Pimentel, médico oncologista e farmacologista clínico, "Medical Manager" e "Research Physician" na Blueclinical, e Catarina Resende, diretora de Comunicação no Centro Hospitalar do Baixo Vouga, moderam a sessão.

Esta é uma iniciativa conjunta da UA, do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, do Agrupamento de Centros de Saúde de Aveiro e da Câmara Municipal de Aveiro. “Falar de Saúde, falar de decisões ao nível da Saúde implica, necessariamente, falar de ética. Num mundo cada vez mais global e tecnológico, com a Medicina a avançar com bom ritmo, com o empoderamento dos utentes, mas também das diferentes classes profissionais ligadas à Saúde, vale a pena refletir e discutir o papel da ética no que concerne às grandes, e também às pequenas, decisões relativas a esse bem tão precioso que é a Saúde de todos e de cada um de nós”, propõe a comissão organizadora.