Seminário debate uma nova estratégia para o ensino profissional em Estarreja.

2018-03-12 17:47

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Estarreja, em parceria com empresas locais e entidades formadoras, vai promover uma 'reflexão' sobre "uma nova estratégia de formação e do ensino profissional que possa responder de modo efetivo à falta de recursos qualificados com que o mercado de trabalho se tem deparado".

Vai, assim, realizar-se o Seminário 'O Futuro do Ensino Profissional nas Empresas e na Economia da Região', no próximo dia 19 de Março, segunda-feira, no Cine-Teatro de Estarreja. Está lançado o mote para um dia de reflexão com a presença de especialistas, empresários, formadores e entidades como escolas, a Agência Nacional para a Qualificação, a AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro e o IEFP – Instituto de Emprego e da Formação Profissional, em que serão debatidos três painéis: o futuro do ensino profissional, o futuro das empresas e o papel da formação profissional no futuro da economia. Estarreja tem sentido na pele a falta de mão de obra especializada.

“Infelizmente, hoje assistimos a um desequilíbrio entre a formação (académica ou não) lecionada em Portugal e a oferta de emprego. O Ensino Profissional perdeu estatuto desde há muito e é hoje essencial para alimentar as necessidades dos nossos empresários que perguntam por mão-de-obra qualificada”, constata o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina. “Com o impulso que demos ao Eco Parque Empresarial de Estarreja, em breve chegaremos ao pleno emprego no nosso município! Para tanto, cumpre também capacitarmos a mão-de-obra com formação profissional adequada à procura das empresas”.

A participação no seminário é gratuita, mas requer inscrição até à próxima quinta-feira, dia 15 de Março.