Semana Cáritas recolhe apoios e mostra projetos na área social.

2020-03-10 10:23

Categoria: 

Concelho: 

O peditório nacional público apoia a Cáritas Diocesana de Aveiro.

A Semana Nacional Cáritas, que este ano se assinala de 8 a 15 de março, é uma semana durante a qual se procura evidenciar a ação da Cáritas no combate à pobreza e exclusão social.

A nível nacional o destaque é, naturalmente, para o Peditório Público, entre os dias 12 e 15 de março.

No ano de 2019 a rede nacional Cáritas registou o atendimento a perto de 100 mil pessoas e a nível da Cáritas Diocesana de Aveiro foram efetuados 1602 atendimentos sociais.

“Tem-se verificado um aumento significativo de solicitações de apoio, bem como do acréscimo dos montantes das mesmas. Tem sido notória a situação de carência dos regressados da Venezuela, nomeadamente de famílias com crianças, que têm encontrado apoio junto da Cáritas Diocesana e dos Grupos Cáritas Paroquiais”.

No Centro de Alojamento Temporário, foram acolhidos 15 utentes, durante 2019.

O Núcleo de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica foram acompanhados 359 processos, dos quais 265, pela primeira vez em 2019, num total de 1334 atendimentos.

O Centro de Acolhimento Infantil deu resposta, em 2019, a 21 crianças, com idades compreendidas entre os 6 meses e os 13 anos.

Nas respostas Sociais de Creche e Pré-escolar foi proporcionada a frequência a cerca de 60 crianças, num “importante papel” de apoio às famílias durante o horário laboral dos progenitores.

A Cáritas Diocesana de Aveiro está também envolvida no Projeto “Maré de Escolhas”.

Visa contribuir para o sucesso escolar, para a redução do absentismo e abandono escolar, bem como para a formação e qualificação profissional.

Em todo o país, multiplicam-se atividades de reflexão sobre a ação social, atividades de animação pastoral e também iniciativas de angariação de fundos, particularmente o Peditório Público Nacional onde participam anualmente cerca de 4 mil voluntários apelando ao contributo de todos os portugueses como forma de expressarem a sua solidariedade com todos os que atravessam um momento de vulnerabilidade e, por isso, procuram a ajuda da Cáritas.

Em 2020 o tema nacional é “Cáritas é amor” que procura evidenciar o cuidado ao Outro.