Seis produtores de vinho da freguesia de Vila Nova de Monsarros distinguidos em concurso local.

2023-04-24 07:04

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O concurso da 8.ª Mostra de Vinhos, que se realizou este domingo (dia 23), no Centro Cultural de Grada, premiou seis produtores de vinho da freguesia de Vila Nova de Monsarros.

Na categoria dos vinhos brancos, o 1.º lugar foi atribuído a Paulo Diniz Lebre, o 2.º a Augusto Ferreira Sousa e o 3.º a Fernando Fernandes Melo.

Na categoria dos vinhos tintos, António Arlindo Costa Rolo obteve a melhor pontuação (1.º lugar), seguido dos produtores José Mariz Amorim (2.º lugar) e João Santos (3.º lugar).

Os vinhos apresentados nesta sessão – 29 tintos e 9 brancos – foram avaliados às cegas por José Manuel Carvalho (produtor e provador), Cristóvão Moreira (enólogo), Francisco Batel Marques (proprietário, vitivinicultor e engarrafador da Quinta dos Abibes), Jorge Sampaio (presidente da direção da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal) e Tiago Rodrigues (elemento da equipa de enologia da marca Luís Pato).

O Júri mostrou-se “positivamente surpreendido” com a qualidade dos vinhos apresentados.

Basílio Carvalho, presidente da direção da Associação Recreativa de Grada (ARG), faz “balanço muito positivo” da 8.ª Mostra de Vinhos, e destacou a importância de eventos como este para a “valorização dos produtos endógenos, que se distinguem pela diversidade e excelência”.