São Bernardo lança projeto para doar roupa aos mais carenciados.

2021-01-22 10:41

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

São Bernardo criou a Casinha do Aconchego para doar roupa a quem necessita.

Espaço aberto junto à sede da Junta de Freguesia com roupa para doar e que está aberta às aberta às terças e quintas-feiras, das 10 às 12 horas.

Depois de outras iniciativas de cárter social e ambiental, a Junta de Freguesia São Bernardo e a Aplausos Sem Reticências, associação, voltam a criar uma dinâmica em conjunto no sentido de apoiar a população.

A organização deixa um apelo a todos quantos queiram apoiar este projeto para que não façam depósito neste momento.

“Vamos pedindo e dando nota das necessidades. Também apelamos no sentido de que as roupas que nos cheguem estejam em bom estado. Tudo o que nos chega com nódoas, rasgões ou sujo vai para o lixo! Não façam deste espaço o vosso caixote de lixo. A regra é dar apenas aquilo que não vestimos porque não nos serve ou porque não gostamos”.

A organização assegura o cumprimento das necessárias regras de controlo da pandemia e pede que quem possa marque a sua visita através do número 969 380 257, para evitar mesmo o ajuntamento de pessoas “que por pequeno que sejam devemos evitar”.

“Não entendemos isto como caridadezinha. Estamos a ajudar o nosso semelhante e a ajudar cada um de nós. É uma permuta de interesses. Ao longo do tempo fomos recebendo roupa. Muita colocamos à disposição outra entregámos a associações. Contudo, muitas vezes, por questões de espaço as associações não conseguem acolher toda a quantidade de coisas que recebem. O que fazer, então, com o que nos foi chegando? Em respeito pelo ambiente e pelas pessoas que oferecem a roupa, decidimos criar um espaço. Uma espécie de loja solidária em que a moeda de troca é um sorriso. Mesmo escondido pela máscara", explicam as entidades responsáveis pelo projeto.

Daniela Sousa Pinto, da equipa dinamizadora, explica que se trata de fazer aproveitamento de roupa que não sendo usada está em bom estado (com áudio)