Santo André partiu para reparação em estaleiro.

2020-05-15 15:57

Categoria: 

Concelho: 

O Navio-Museu Santo André deixou, esta manhã, o Jardim Oudinot a caminho dos estaleiros da Navalria.

Trata-se de uma empreitada de reabilitação e beneficiação, com particular enfoque na estrutura geral do navio, em 3 meses.

Intervenções nos porões, áreas de alojamento, parque do guincho de pesca, casa das máquinas, balaustrada exterior, convés, mastros e ponte, para além da pintura total, docagem e alagem, e a renovação de toda a componente elétrica e sistemas do navio, entre outros.

Paralelamente, está a ser reformulado o projeto museográfico com a criação de novas dinâmicas do percurso de visita, com uma nova narrativa expositiva permanente, experiências sensoriais usando novas tecnologias que remetem para o passado histórico do navio, dos seus tripulantes e da pesca do bacalhau por artes de arrasto, neste que é o último da sua classe a sobreviver.

Esta renovação museográfica será implementada após a conclusão dos trabalhos de estaleiro.

Adjudicada em janeiro de 2020, esta primeira fase de reabilitação e requalificação do Navio-Museu Santo André representa um investimento de 597.165 euros, com um co-financiamento a 85% do Programa Operacional Mar2020, do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas.