Sangalhos: Milhares de visitantes no 'Museu das Duas Rodas'.

2022-02-09 15:26

Categoria: 

Concelho: 

Cerca de quatro mil pessoas já visitaram o Museu das 2 Rodas (M2R), localizado no Centro de Alto Rendimento (Velódromo Nacional), em Sangalhos, durante os primeiros seis meses de funcionamento daquele espaço museológico.

O M2R foi inaugurado, em julho passado, tendo sido visitado por pessoas provenientes de 135 cidades portuguesas, de norte a sul do país, e de 14 países, dos quatro cantos do mundo, nomeadamente Alemanha, Angola, Austrália, Brasil, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos da América, França, Luxemburgo, Malta, Noruega, Suíça e Suécia.

Este núcleo museológico, único no país, tem como principal objetivo dar a conhecer a história do setor das duas rodas (bicicletas e motorizadas), mostrando ainda a sua forte ligação ao concelho de Anadia, assim como a importância desta indústria na economia da região.

Para além de bicicletas e motorizadas, o Museu das Duas Rodas conta com uma grande panóplia de peças e acessórios, algumas delas autênticas raridades, que marcam também a história do ciclismo e do motociclismo local, regional e nacional. O espaço conta também com um importante espólio documental e fotográfico.