Rui Aguiar é o primeiro português a liderar a Networld2020 European Technology Platform.

2016-12-16 14:22

Categoria: 

Concelho: 

Rui Aguiar, professor do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro (DETI-UA) e investigador do Instituto de Telecomunicações (IT-Aveiro), é o primeiro académico e o primeiro português a liderar a Networld2020 European Technology Platform (ETP). Esta é a associação europeia dedicada à estruturação da investigação a médio prazo em comunicações, influenciando programas de investigação nacionais e internacionais.

Esta nomeação “tem um significado muito relevante, uma vez que a ETP Networld!2020 tem cerca de 1000 instituições-membro, entre os quais cerca de 700 empresas, e 200 instituições de investigação (institutos e universidades)”, comenta Rui Aguiar.

“Se a nomeação para a Board da mesma tem já subjacente um reconhecimento pelos membros da comunidade, a nomeação como “Chair” da mesma demonstra o apreço que o meu trabalho tem merecido. “, assinala ainda. “É particularmente relevante ainda pelo facto de ser o único académico na liderança e de ser a primeira liderança não industrial”.

A Networld2020 ETP é a plataforma tecnológica europeia das comunicações móveis que reúne investigadores da academia e da indústria. Dedica-se à estruturação da investigação a médio prazo em comunicações móveis e que atua como um grupo que apresenta visões estruturadas a médio prazo naquela área, influenciando programas de investigação nacionais e internacionais. Os programas europeus na área são sempre validados pela Networld2020, refere o professor e investigador.

Os “Vice-chairs”, também eleitos, são provenientes de empresas bem conhecidas, como a Samsung e a Huawei, por exemplo. O anterior “Chair” era técnico da Nokia.

Rui Aguiar assumirá funções a partir de janeiro de 2017, mas já tem ideias definidas sobre as prioridades na sua função: a) Relançar as atividades de planeamento estratégico a médio prazo, preparando os temas de investigação após o lançamento das tecnologias 5G; b) Consensualizar na comunidade as áreas estratégicas de investigação para o futuro, de 2020 a 2025; c) Discutir com a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu para sensibilizar os mesmos de forma a estas preocupações serem de alguma forma consideradas no 9º Programa Quadro, que se encontrará em discussão nos próximos dois anos.

A nomeação pode trazer algumas vantagens para a ciência portuguesa, na perspetiva do recém-nomeado “Chair” da Networld2020. Nomeadamente, “a comunidade cientifica nacional pode beneficiar com um aumento do reconhecimento internacional do seu trabalho e do facto de poder ter uma voz ativa em termos internacionais nos planos de desenvolvimento da investigação em comunicações móveis que compreende particularmente bem os desafios que se colocam a países afastados dos centros de desenvolvimento tecnológicos europeus”. 

Além disso, considera também, “transmite um sinal de esperança à comunidade nacional, demonstrando que é possível vir de Portugal e ver o nosso trabalho reconhecido e recompensado pela comunidade internacional”.

Texto: UA