Rombos do Baixo Vouga em Albergaria-a-Velha estão a ser reparados.

2015-06-16 16:13

Categoria: 

Concelho: 

Os rombos na margem direita do Rio Vouga, em São João de Loure e Frossos, causados pelas cheias do Inverno, encontram-se em fase de reparação (na foto).

Trata-se de uma obra da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, a primeira que a CIRA lançou em conjunto, abrangendo os municípios de Albergaria-a-Velha, Aveiro e Estarreja. Os rombos nas margens do Vouga foram abertos pelas cheias há dois anos e agravados no ano passado, causando inundações nos terrenos agrícolas do Baixo Vouga Lagunar.

A CIRA candidatou-se ao Fundo de Proteção dos Recursos Hídricos para obter financiamento para a execução das intervenções. Foi lançado o concurso público para as reparações nestes três municípios e a obra foi adjudicada, em Setembro, à Construtora Santovaiense, por 200 mil euros. A execução foi interrompida no último inverno e retomada entretanto. As obras estão neste momento em Albergaria-a-Velha, na freguesia de São João de Loure e Frossos, estando a ser reparados os onze rombos identificados, que totalizam uma extensão de cerca de 650 metros. Os dois maiores rombos têm uma extensão de 110 e 200 metros.

As reparações "revestem-se de alguma complexidade, tendo em conta que são colocadas estacas verticais de madeira nas margens, ao longo da linha de água, que são depois entrelaçadas por travejamento horizontal, de forma a suportar aterros ou entulho, mas sem que estejam em contacto com a água. Esta formação é depois coberta por terra, procedendo-se à replantação da vegetação".

A identificação dos rombos e o corte do coberto vegetal para a intervenção esteve a cargo da Agência Portuguesa do Ambiente, que assinou um acordo de cooperação com a CIRA.

Após a reparação dos rombos em Albergaria-a-Velha, que se prevê para breve, as obras deverão deslocar-se para o canal do rio Novo do Príncipe, no concelho de Aveiro.