Reunião internacional do 'OSPAR' na Universidade de Aveiro.

2022-11-21 12:21

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Realiza-se hoje o encontro do 'OSPAR' na Universidade de Aveiro (UA).

Trata-se de um mecanismo pelo qual 15 Governos e a UE cooperam "para proteger o ambiente marinho" do Atlântico Nordeste.

A OSPAR começou em 1972 com a Convenção de Oslo contra o dumping e foi ampliada para cobrir fontes terrestres de poluição marinha e a indústria offshore pela Convenção de Paris de 1974. Estas duas convenções foram unificadas, actualizadas e alargadas pela Convenção OSPAR de 1992. O novo anexo relativo à biodiversidade e aos ecossistemas foi adoptado em 1998 para abranger as actividades humanas não poluentes que possam afectar negativamente o mar, como explicou à Terra Nova Susana Oliveira do Departamento de Biologia da UA, que integra a comissão. (com áudio)

Os Governos são os da Bélgica, a Dinamarca, a Finlândia, a França, a Alemanha, a Islândia, a Irlanda, o Luxemburgo, os Países Baixos, a Noruega, Portugal, a Espanha, a Suécia, a Suíça e o Reino Unido que estão representados nesta reunião em Aveiro.

"OSPAR é assim chamado por causa das Convenções originais de Oslo e Paris ("OS" para Oslo e "PAR" para Paris)". (com áudio)