Representantes do Porto de Aveiro visitam Porto de Ilhéus no Brasil.

2023-03-06 18:30

Categoria: 

Concelho: 

O Porto de Aveiro encontra-se em visita ao Porto de Ilhéus, no estado brasileiro da Bahia, a convite da CODEBA - Companhia das Docas do Estado da Bahia, no seguimento da presença na 27.ª edição da Intermodal South America, em São Paulo, que terminou a 2 de março.

Na sexta-feira, dia 3, a comitiva do Porto de Aveiro, liderada por Eduardo Feio, Presidente do Conselho de Administração, foi recebida na Prefeitura de Ilhéus pelo seu Vice-Presidente, Bebeto Galvão, seguindo-se uma reunião de trabalho, na qual estavam também presentes a diretora-presidente da Codeba, Ana Paula Calhau, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Ilhéus (ACII), Libério Menezes, o secretário da Casa Civil, Mozart Aragão, o assessor técnico especial da Secretaria de Desenvolvimento Económico e Inovação, Vinícius Briglia, e o superintendente de Desenvolvimento Económico e Inovação, Maurício Galvão.

Durante a reunião foram discutidas várias formas de cooperação, nomeadamente a captação de novos fluxos de carga bem como a atração de investimentos para ambos os portos.

Hoje, dia 6 de março, a comitiva portuguesa foi recebida no Porto de Ilhéus, o qual, em 2022, foi o terceiro porto brasileiro de onde o Porto de Aveiro recebeu mais mercadorias, nomeadamente produtos florestais e agroalimentares. Durante a visita foram estabelecidos contactos com as empresas Multilog, um dos principais operadores logísticos do Brasil, Intermarítima, operador logístico e portuário no Porto de Ilhéus, e Davos Mineração, empresa de mineração que utiliza o Porto de Ilhéus para a exportação de Manganês.

Recorde-se que em novembro passado o Porto de Aveiro celebrou um acordo de cooperação com a CODEBA - Companhia das Docas do Estado da Bahia, que visa promover o intercâmbio entre as duas autoridades portuárias no que concerne à concretização de interesses comuns em áreas como o desenvolvimento tecnológico, inovação, formação profissional e promoção comercial.