Representante da ASPEA em Paris na conferência do clima.

2015-11-28 10:48

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Dois representantes da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (Joaquim Ramos Pinto, presidente da ASPEA e Laura Gonzalez, do secretariado da Direção e gestora de projetos para a juventude) encontram-se em Paris para participar e acompanhar as múltiplas atividades da COY11 e COP21 sobre o Clima.

Estava previsto a participação de mais 2 jovens menores de idades que por motivos de segurança foram aconselhados pelas autoridades francesas a não participar. Estes jovens têm vindo a participar na Rede “Cuidemos o Planeta” onde já partilharam diversas experiências em conferências de jovens a nível nacional e na conferência europeia, em Bruxelas que decorreu em Maio deste ano com organização da Associação Monde Pluriel, que apoiar a participação da delegação Portuguesa na COY11 e COP21.

Joaquim Pinto espera que Paris signifique “um verdadeiro compromisso com a história”. A importância da COP21 deve-se ao fato de que Paris deverá aprovar um novo acordo global sobre alterações climáticas e vinculativo para todos os países da comunidade internacional, incluindo desde os países industrializados (como os Estados Unidos e a União Europeia) e mais responsáveis pelas emissões de gases de efeito estufa na atmosfera, até os países emergentes ou em desenvolvimento (como Brasil, China e Índia), que aumentaram consideravelmente as suas emissões nos últimos anos.

Está confirmada a presença de 117 líderes mundiais, desde o norte-americano Barack Obama e do chinês Xi Jinping, a brasileira Dilma Rousseff e o indiano Narendra Modi. “Esta cimeira é uma demonstração de que as alterações climáticas são hoje o desafio científico, económico, político e moral mais importante que a humanidade enfrenta”.