Relação entre a Universidade de Aveiro e a Sociedade em debate em Ílhavo.

2023-02-08 13:08

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Universidade de Aveiro (UA) admite que o futuro trará maior ligação à região e mais abertura à comunidade local.

O tema que serve de base ao encontro realizado na Casa da Cultura de Ílhavo define como essencial, no futuro, pontos de encontro para definir as bases da formação e a sua interligação com a comunidade, no campus ou na capacidade de alavancar o desenvolvimento de empresas e zonas industriais.

Ílhavo acolhe o debate sobre o futuro da relação entre a Universidade de Aveiro e a Sociedade.

O Reitor (na foto) abriu a reflexão estratégica com uma palavra de incentivo ao que diz ser um futuro em comum, partilhado pela comunidade académica e pela sociedade civil.

Paulo Jorge Ferreira acredita que esse caminho "já está em construção" e tem dado sinais, reconhecidos no seio da própria União Europeia. (com áudio)

Empresas e demais instituições do tecido empresarial deixaram a sua visão sobre o futuro mas, foi do seio da comunidade académica que surgiu o apelo a uma abertura maior à sociedade civil.

Wilson Carmo, Presidente da Associação Académica, afirma que as reuniões do Conselho Geral devem atender à necessidade de comunicar com a região e o país e devem ouvir os alunos, a maior comunidade no seio da academia.

Propõe essa abertura e considera que os caminhos da formação devem interessar também à comunidade para ajudar a refletir sobre cursos e métodos de ensino. (com áudio)

A sessão de abertura ficou, ainda, marcada pelo discurso do autarca de Ílhavo.

João Campolargo diz que as ligações à UA "são cada vez mais fortes". Lembra que questões como a economia azul ou o envelhecimento ativo fazem parte dos desafios municipais.

O autarca lembrou, ainda, que a eleição de um movimento independente nas últimas Eleições Autárquicas mostra o interesse crescente das comunidades na gestão do seu futuro coletivo. (com áudio)

A tarde será dedicada a entidades e personalidades do setor cultural e do universo desportivo.