Reitoria suspende professor acusado de fazer discurso homofóbico.

2022-07-04 16:38

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Foi suspenso o docente da Universidade de Aveiro que confirmou à TVI ser homofóbico. O anúncio foi feito pelo reitor aos alunos durante uma manifestação organizada contra Paulo Lopes, professor agora alvo de um processo disciplinar.

O anúncio da suspensão do respetivo professor foi feito esta segunda-feira de manhã pelo próprio reitor da universidade, durante uma manifestação dos estudantes que protestavam contra o facto de o docente se manter em funções.

O reitor, Paulo Jorge Ferreira, justificou a decisão com a "natureza das declarações, a forma como afetaram o ambiente da universidade, o conflito óbvio entre os valores da universidade e a falta de valores que essas declarações implicam", bem como o "impacto sobre a imagem" da instituição (com áudio).

Há um ano com uma queixa e um inquérito que não conclui pela existência de matéria disciplinar, a Reitoria recebeu o primeiro sinal.

Agora um momento marcado por novas declarações e reação dos alunos que pedem ação à Reitoria.

Paulo Jorge Ferreira não quis abordar o caso concreto mas deixou recado sobre a conduta exigida aos docentes decorrente do compromisso assumido com o sistema de ensino (com áudio)