Reitor da UA em debate sobre futuro do Ensino Superior na Europa.

2020-11-06 20:54

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O futuro das Universidades Europeias foi discutido a 4 de novembro de 2020, por 280 Reitores das 41 Universidades Europeias, 27 Diretores-Gerais e a Comissão Europeia.

O Reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira, foi o orador principal, e falou sobre os objetivos da Universidade Europeia ECIU e o futuro do Ensino Superior na Europa.

A Universidade Europeia ECIU, a primeira Universidade Europeia que tenciona ir além de graus e diplomas, foi convidada a apresentar a sua experiência nesta reunião de alto nível.

Paulo Jorge Ferreira, Reitor da Universidade de Aveiro, falou da Iniciativa Universidades Europeias como um passo fundamental para a criação de Instituições de Ensino Superior verdadeiramente europeias.

Sublinhou que a Universidade Europeia ECIU é mais que um mero projeto ou consórcio - representa uma nova forma de responder às necessidades da sociedade, num período em que a Europa e o mundo atravessam uma fase de transformações rápidas e profundas.

Na passada semana, a Universidade Europeia ECIU estabeleceu as bases da sua Visão 2030: uma universidade europeia, sem diplomas ou fronteiras, baseada em microcredenciais.

Trata-se de uma nova forma de abordar o ensino, a investigação e a cooperação, em articulação com as regiões e a sociedade, que permite um maior envolvimento do estudante e a criação de percursos formativos altamente flexíveis, no palco europeu.

A Universidade ECIU é uma das primeiras Universidades Europeias, aprovada e financiada no âmbito da Iniciativa Universidades Europeias, uma ação piloto da Comissão Europeia.

O ECIU é um consórcio internacional de universidades, formado em 1997, e que dá ênfase à inovação, criatividade e impacto, tendo a Universidade de Aveiro sido uma das suas fundadoras.